
Termine o dia bem informado
Champions League: PSG vence Arsenal e está na final pela segunda vez
07/05/2025 -
O PSG venceu o Arsenal hoje, quarta-feira por 2 a 1, em confronto pela volta da semifinal da Liga dos Campeões. Os parisienses se classificaram para a final do torneio, após 1 a 0 para a equipe francesa no duelo de ida, na Inglaterra. Os gols da partida foram marcados por Fabián Ruiz e Hakimi, ao PSG, e Saka, para o Arsenal. Com o resultado, após agregado de 3 a 1, o PSG se classificou para a final da Champions League, que acontece em 31 de maio, em Munique, Alemanha. Donnarumma foi um dos destaques da equipe francesa, com defesas importantes ao longo da partida. O goleiro do PSG foi fundamental para evitar gols que poderiam mudar o rumo do confronto, em 3 chances de muito perigo. A equipe comandada por Luis Enrique enfrentará a Inter de Milão na decisão. Os italianos venceram o Barcelona na última terça-feira, 06/05, por 4 a 3.

Conclave: substituto do Papa Francisco não é escolhido em primeira votação
A fumaça preta saiu pela chaminé da Capela Sistina, às 16h00 pela primeira vez, anunciando que os 133 cardeais ainda não chegaram a um consenso sobre o sucessor do Papa Francisco no conclave desta quarta-feira, 07/05. A partir de amanhã, quinta-feira, o ritmo segue um padrão estabelecido: são 4 votações por dia, 2 pela manhã e 2 à tarde. No entanto, só há previsão de 1 fumaça por turno de votação, podendo aparecer às 05h30 ou 07h00 e 12h30 ou 14h00. Caso a definição do novo Pontífice não seja feita em 3 dias, a votação é suspensa para 1 dia de oração. No conclave, os cardeais recebem cédulas retangulares com a frase “Eligo in Summum Pontificem”, “Elejo como Sumo Pontífice”, na parte superior, com um espaço em branco logo abaixo para que eles escrevam o nome de seus candidatos à mão, “com a caligrafia mais irreconhecível possível”. Em tese, é proibido votar no próprio nome. Cada cardeal se dirige por turnos ao altar, segurando sua cédula no ar para que seja bem visível, e pronuncia em voz alta um juramento em latim: “Ponho por testemunha a Cristo Senhor, que me julgará, de que dou meu voto a quem, na presença de Deus, acredito que deve ser eleito.” Eles depositam suas cédulas em um prato e as deslizam na urna diante dos escrutinadores. Depois, voltam para suas cadeiras. As eleições de Bento XVI e Francisco levaram 2 dias.

STF: Moraes marca datas para ouvir testemunhas em ação sobre golpe de Estado
Alexandre de Moraes, STF, marcou as oitivas de testemunhas na ação penal da tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. As audiências começam em 19/05. Os indicados foram arrolados no processo pelos 7 réus do núcleo 1, que inclui Jair Bolsonaro. Entre as testemunhas, estão nomes como o do governador de SP, Tarcísio de Freitas; o ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello; o ex-vice-presidente e atual senador, Hamilton Mourão; e o ex-ministro Ciro Nogueira. Na prática, algumas testemunhas são comuns a mais de 1 réu. As testemunhas com prerrogativa de foro podem ter seus horários ajustados dentro do período previsto para oitiva, de 23/05 a 02/06. As oitivas serão realizadas por videoconferência. Com a abertura das ações penais, há apresentação de defesa prévia. Começa instrução criminal, e serão ouvidas as testemunhas de acusação e da defesa, produzidas provas periciais e eventuais diligências complementares para esclarecimentos. O relator marca o interrogatório dos réus. Se algum acusado tiver firmado acordo de colaboração premiada, o prazo para os demais réus começa a contar após a defesa do colaborador. Finalizada essa fase, o relator preparará o relatório e o voto. Não há prazo para o ministro concluir a análise. Quando a ação penal estiver pronta para julgamento, o relator liberará o processo para inclusão na pauta do colegiado.

Prefeitura do Recife e Moura Dubeux apresentam novidades do Complexo viário do Cais José Estelita
Uma das áreas mais movimentadas do Recife, o Cais do José Estelita vai passar por uma grande mudança a partir do próximo mês. Novidades sobre o Projeto Novo Cais foram apresentadas hoje pela Prefeitura do Recife e pela Construtora Moura Dubeux. Em junho, será entregue o novo complexo viário na área, segundo o CEO da construtora, a necessidade da entrega dessa 1a fase é de grande importância para o seguimento da obra dos parques, uma vez, que ela mexe diretamente com a mobilidade urbana. Essa mudança integra o plano do novo sistema que promete melhorar a fluidez no tráfego. Além disso, começarão as obras do Parque da Beira d'água. Ele ficará onde hoje existem as pistas da Av. Eng. José Estelita, responsável pela ligação entre a Zona Sul e o Centro. "A nova configuração do Estelita devolve à população um território estratégico, onde o Recife se reencontra com a sua frente d’água e resgata conexões históricas esquecidas." Acrescenta João Campos, Prefeito do Recife. Outra novidade anunciada é a obra de outro parque, o da Memória Ferroviária. Ele já está em andamento e também deve ser finalizado no ano que vem. Esses 2 espaços de lazer terão ligação. O trecho da Av. Dantas Barreto, na área que passa por trás desse complexo, será destinado apenas a pedestres.
Manchetes da noite:
- Conclave: cerca de 45 mil pessoas esperaram primeira fumaça no Vaticano
- Conclave: 15 países representados pela 1a vez por cardeais. 71 nações estarão representadas na escolha do papa
- Conclave: o cardeal da Ucrânia usou vestimenta preta na cabeça porque é monge no cristianismo oriental
- Conclave: 7 cardeais brasileiros participam da escolha do novo papa
- Índia e Paquistão: com risco de guerra, os 2 países têm mais de 340 armas nucleares
- Google financiará três usinas nucleares nos EUA
- Dólar hoje sobe a R$ 5,74 em dia de decisões de juros no Brasil e nos EUA
- Brasil rejeita proposta dos EUA para classificar PCC e CV como Terroristas
- Lula desembarca em Moscou para agenda com Putin e fala em "multilateralismo"
- Lula veta trechos de lei que abria brecha para esconder remuneração de juízes e promotores
- Lula indica para aliados que escolheu um nome para o STJ e está definindo outro
- Preferência por Carlos Brandão, TRF-1, para 1 das vagas. Maria Marluce Caldas, MP de AL, é favorita para 2a cadeira
- Novo ministro das comunicações, Frederico Siqueira, é oficializado em cerimônia em Brasília
- STJ: pela 1a vez autoriza gênero neutro em registro civil
- STF: a pedido da PF, Moraes autoriza destruição do passaporte de Léo Índio. Ele está foragido na Argentina
- Copom deve elevar taxa básica de juros a 14,75%, maior nível em 19 anos. Atual: a Selic está em 14,25% ao ano
- IBGE: indústria brasileira cresce 1,2% em março, após cinco meses de queda ou estabilidade
- Fraudes do INSS: ministro do TCU dá 15 dias para INSS informar como ressarcirá vítimas
- Ex-presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, disse que monitoramento de descontos cabia à Dataprev
- Fraude do INSS: líderes governistas preparam dossiê ligando governo Bolsonaro a descontos fraudulentos
- Fraudes do INSS: Governo prepara aplicativo para vítimas contestarem desconto
- Fraudes do INSS: ala do Planalto teme processo lento e impacto nas eleições
- Procon-SP alertou gestão de Bolsonaro sobre desvios no INSS em 2019. Registrava grande aumento nas queixas desde 2017
- Consignados privados: R$10,1 bilhões foram liberados. Mais de 1,8 milhão de CLTs foram beneficiados
- Bolsonaro: em recuperação de cirurgia, participa de ato em Brasília. Presença não estava confirmada
- CBF: vice pede ao STF suspensão da homologação do acordo que manteve Ednaldo Rodrigues na presidência
- Copa do Mundo Feminina da Fifa de 2027: Brasília será sede pela primeira vez daqui a 2 anos
- Nexus: Norte e Nordeste lideram déficit de professores com formação adequada e têm piores médias no Enem
- Prefeitura do Recife entrega mais duas ruas pavimentadas no bairro da Iputinga
- PE: Hospitais da RMR registram queda nas internações causadas por sinistro de trânsito
Reconhecidos pelo atendimento em casos de traumato-ortopedia na RMR Norte e Sul, os hospitais Miguel Arraes, HMA, localizado em Paulista, e Dom Helder Câmara, HDH, no Cabo de Santo Agostinho, ambos administrados pela Fundação Gestão Hospitalar Martiniano Fernandes, FGH, celebram a queda no número de ocorrências de sinistros de trânsito no 1o trimestre de 2025, em comparação ao mesmo período de 2024. O HMA contabilizou 295 atendimentos a vítimas de acidentes de trânsito, representando uma redução de 19% em relação a 2024, com um número maior de altas hospitalares do que de internações. No caso do HDH, a diminuição foi ainda mais expressiva: em apenas 1 ano, os atendimentos caíram 81%, passando de 189 para apenas 36 registros no mesmo período. Essa redução está associada ao aumento da conscientização dos condutores sobre segurança viária. Campanhas educativas, como o Maio Amarelo, criado pela ONU há 14 anos, têm reforçado a necessidade urgente de diminuir a violência no trânsito. Para acompanhar e registrar esses indicadores, os 2 hospitais da RMR atuam como Unidades Sentinelas, abastecendo o SINATT, vinculado à Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, SES/PE. No entanto, alguns padrões permanecem constantes. Os tipos de acidentes e os meios de transporte envolvidos seguem sendo os mesmos ao longo dos anos. Colisões, quedas de veículos e acidentes com motocicletas continuam sendo as principais causas de atendimento nas emergências do Miguel Arraes e do Dom Helder. No HMA, das 295 ocorrências de sinistros registradas no 1o trimestre de 2025, 66% foram colisões e 83,7% das vítimas estavam em motocicletas. Além disso, 60% dos atendidos tinham entre 20 e 39 anos, faixa considerada economicamente ativa. Já no HDH, das 36 ocorrências registradas, 26, 72%, envolveram motocicletas, e 17, 47%, foram causadas por queda do veículo.

Confira mais notícias
Ao utilizar nosso site e suas ferramentas, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Jornal O Poder - Política de Privacidade
Esta política estabelece como ocorre o tratamento dos dados pessoais dos visitantes dos sites dos
projetos
gerenciados pela Jornal O Poder.
As informações coletadas de usuários ao preencher formulários inclusos neste site serão utilizadas
apenas para
fins de comunicação de nossas ações.
O presente site utiliza a tecnologia de cookies, através dos quais não é possível identificar
diretamente o
usuário. Entretanto, a partir deles é possível saber informações mais generalizadas, como
geolocalização,
navegador utilizado e se o acesso é por desktop ou mobile, além de identificar outras informações
sobre
hábitos de navegação.
O usuário tem direito a obter, em relação aos dados tratados pelo nosso site, a qualquer momento, a
confirmação do armazenamento desses dados.
O consentimento do usuário titular dos dados será fornecido através do próprio site e seus
formulários
preenchidos.
De acordo com os termos estabelecidos nesta política, a Jornal O Poder não divulgará dados
pessoais.
Com o objetivo de garantir maior proteção das informações pessoais que estão no banco de dados, a
Jornal O Poder
implementa medidas contra ameaças físicas e técnicas, a fim de proteger todas as
informações pessoais para evitar uso e divulgação não autorizados.