imagem noticia

Comece o dia bem informado

STF determina permanência do presidente Ednaldo Rodrigues na CBF, mas processo continua

08/05/2025

imagem noticia
Uma vitória parcial importante mas que não encerra a questão.
O STF manteve Ednaldo Rodrigues como presidente da Confederação Brasileira de Futebol, CBF, mas viu "graves suspeitas" na nova denúncia contra o cartola e passou o caso para ser analisado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.
Gilmar botou para escanteio
O documento é assinado por Gilmar Mendes, ministro do STF, e analisa a denúncia de que houve falsificação de assinatura em um documento de 24 de janeiro de 2025, referente a um acordo que encerrava brigas judiciais que desencadeavam guerras de liminares e uma enxurrada de ameaças ao mandato de Ednaldo.
Burocracia
Nada no processo questiona inidoneidade ou malversacão de recursos da entidade. Tudo diz respeito a mais um capítulo obscuro da guerra pelo poder, onde assinaturas de um acordo paralelo teriam sido falsificadas. Jogada dura, em campo enxarcado. O VAR vai decidir se mantém o cartão amarelo ou cabe vermelho.

imagem noticia
Uma vitória parcial importante mas que não encerra a questão.
O STF manteve Ednaldo Rodrigues como presidente da Confederação Brasileira de Futebol, CBF, mas viu "graves suspeitas" na nova denúncia contra o cartola e passou o caso para ser analisado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.
Gilmar botou para escanteio
O documento é assinado por Gilmar Mendes, ministro do STF, e analisa a denúncia de que houve falsificação de assinatura em um documento de 24 de janeiro de 2025, referente a um acordo que encerrava brigas judiciais que desencadeavam guerras de liminares e uma enxurrada de ameaças ao mandato de Ednaldo.
Burocracia
Nada no processo questiona inidoneidade ou malversacão de recursos da entidade. Tudo diz respeito a mais um capítulo obscuro da guerra pelo poder, onde assinaturas de um acordo paralelo teriam sido falsificadas. Jogada dura, em campo enxarcado. O VAR vai decidir se mantém o cartão amarelo ou cabe vermelho.

imagem2


Copa Sul-Americana: Vasco sofre goleada histórica para o Puerto Cabello

O Vasco foi goleado pelo Puerto Cabello ontem, quarta-feira, 07/05, pela Copa Sul-Americana. O resultado fez com que o clube carioca atingisse três marcas negativas bastante expressivas, que mostram o tamanho do revés. Além do resultado ruim em si, o Vasco ainda se complicou no torneio continental e, na próxima rodada, vai precisar de um resultado positivo contra o Lanús, líder do grupo, na Argentina. O duelo será dia 13/05. Foi a 1a derrota do Vasco contra venezuelanos na história. Anteriormente, o clube carioca havia disputado 9 compromissos, acumulando 7 vitórias e 2 empates. O número de gols sofridos também encabeça as outras 2 marcas negativas do Vasco. Nenhum clube brasileiro havia sofrido tantos contra uma equipe venezuelana na história das competições Conmebol. Ainda vale destacar que, nos 9 jogos disputados contra venezuelanos, o Vasco havia sofrido apenas 2 gols. Ou seja, nesta quarta-feira, foi vazado mais vezes em apenas 90 minutos do que em todo o restante do retrospecto. Antes de voltar à campo pela Sul-Americana, o Vasco encara o Vitória, sábado, 10/05, em jogo válido pela 8a rodada do Campeonato Brasileiro.

imagem3


Justiça Federal dá 48h para o governo Lula explicar Fraudes do INSS

O juiz federal Waldemar Claudio De Carvalho deu ao governo Lula e ao Instituto Nacional do Seguro Social, INSS, 48 horas para que se manifestem sobre as irregularidades em descontos na folha de pagamento de aposentados. A determinação se deu no âmbito de uma ação popular contra a União movida pelo deputado federal Nikolas Ferreira e pelo vereador Guilherme Kilter, de Curitiba. A ação pede explicações sobre as fraudes e questiona a atuação do ex-ministro da Previdência Carlos Lupi. Na determinação, o juiz determinou as 48 horas com base na “urgência da questão tratada”. Também determinou intimação do Ministério Público Federal para que se manifeste. No processo pedem que o governo, o INSS e o ex-ministro da Previdência Carlos Lupi sejam condenados a ressarcir os cofres públicos em, no mínimo, R$ 6,3 bilhões, além de restituir os valores aos aposentados afetados.

imagem4


Rússia declarou um cessar-fogo de 3 dias pelo Dia da Vitória. Ucrânia não registrou ataques

A Ucrânia não registrou nenhum míssil ou drone russo em seu espaço aéreo até as 8h do horário local, 2h no horário de Brasília, informou a Força Aérea do país hoje, quinta-feira, 08/05, após a Rússia declarar um cessar-fogo de três dias. “Durante o dia atual, 8 de maio, até as 8h, não foram registrados ataques com mísseis ou uso de UAVs, veículos aéreos não tripulados, de ataque no espaço aéreo ucraniano“, informou a Força Aérea. O governo russo anunciou na segunda-feira, 28/04, um cessar-fogo temporário entre os dias 8 e 11 de maio devido a feriados públicos, pedindo que Kiev faça o mesmo. A trégua serve para marcar o 80º aniversário da vitória da União Soviética e seus aliados na Segunda Guerra Mundial. A Rússia afirmou que o cessar-fogo de 72 horas vigoraria do início de 08/05 ao final de 10/05, e a Rússia pediu à Ucrânia que também se juntasse a ele. Em caso de violações por parte da Ucrânia, as Forças Armadas russas dariam uma “resposta adequada e eficaz”, afirmou o comunicado. O país também declarou mais uma vez a prontidão para negociações de paz sem pré-condições.

Economia: com alta da Selic, empréstimos e financiamentos devem ficar mais caros

O Banco Central elevou novamente a taxa básica de juros ontem, para 14,75% ao ano. Como consequência, empréstimos, financiamentos e parcelamentos devem ficar mais caros, segundo especialistas. A Selic é a taxa básica de juros da economia: quando está baixa, favorece o consumo, quando está alta, gera efeito contrário. Esse mecanismo é utilizado para controle da inflação. "Quando a Selic sobe, o custo do dinheiro aumenta", explica João Kepler, CEO do Equity Group. "Com a Selic em patamares elevados, o crédito se torna mais caro tanto para consumidores quanto para empresas", complementa André Matos, CEO da MA7 Negócios. Financiamentos atrelados à taxa Selic ou ao índice dos CDIs vão ser os mais afetados. "Para quem está pensando em comprar um carro, financiar um imóvel ou mesmo usar o rotativo do cartão de crédito, o impacto é direto no bolso. As parcelas aumentam, e o acesso ao crédito fica mais restrito", alerta Kepler. "Financiamentos, capital de giro e renegociações passam a ter um custo mais alto, o que pressiona ainda mais empresas que já operam com margens apertadas ou com algum grau de endividamento", observa Matos.

Agenda do Presidente: Moscou (Fuso horário:+6h do horário de Brasília)

19h00 - Jantar oferecido pelo Presidente da Federação da Rússia, Vladimir Putin - Grande Palácio do Kremlin

Manchetes da manhã:

- Fumaça preta: Papa não é eleito na manhã de hoje, do 2o dia de conclave

- Conclave: 7 nomes que emergem da 1a votação: Pietro Parolin, Pierbattista Pizzaballa, Pablo Virgilio David, Ángel Fernández Artime, Cristóbal López Romero, Robert Francis Prevost, Jean-Marc Aveline

- Xi Jinping e Putin destacam cooperação entre Rússia e China durante reunião. Putin afirmou que nações se unem contra o neonazismo

- China e EUA: reunião pode ser decisiva. Delegações dos países se encontram no fim de semana em Genebra, na Suíça

- Trump afirmou que não pretende retirar as tarifas impostas à China, sinalizando continuidade na postura dura

- Regime de Maduro diz que houve negociação para asilados deixarem embaixada. Após quase 24 horas de silêncio

- Argentina lidera número de visitantes internacionais a Pernambuco no 1º trimestre de 2025, dados da Polícia Federal

- Classificação de “terrorismo” dos EUA é diferente da nossa, diz secretário. Posição dos EUA poderia ser "prejudicial" ao Brasil

- Lula participará de jantar oferecido por Putin. Agenda de Lula em Moscou prevê encontro bilateral com o líder russo

- SRI: Gleisi recebe grupo que pede arquivamento do PL da Anistia no Congresso

- Fraude no INSS: só 4 de 29 associações enviaram documentação completa à CGU

- Senado aprova projeto que aumenta para 30% vagas com cotas em concurso

- STF: Dino e Mendonça têm discussão acalorada durante sessão. Divergiram sobre punições a ofensas contra servidores

- Marinha homenageia combatentes brasileiros da Segunda Guerra Mundial no Rio de Janeiro

- Cerimônia faz parte das comemorações dos 80 anos do Dia da Vitória, quando o nazismo foi derrotado pelos aliados

- Bolsonaro: 'Não vamos abaixar a cabeça'. Em ato por anistia 3 dias após alta hospitalar

- CPI das Bets marca depoimento de Virginia Fonseca

- CNC: endividamento das famílias sobe para 77,6% em abril. No período, inadimplência fica em 29,1%

- Copa do Mundo feminina de 2027: Fifa anuncia as 8 cidades brasileiras que receberão jogos. Final será no Maracanã

- Libertadores: Bahia sofre virada do Nacional e vê vaga ameaçada

- Nordeste: Azul oferece mais de 4 mil assentos extras para festas de São João. Voos reforçam CE, MA, PB, RN, PA, AM

- PE: Governo lança Programa Mais Gás 2025 com o intuito de estimular produção. Ação voltada para o setor industrial

- Jaboatão: ao menos 4 apartamentos de prédio que desabou passaram por reformas estruturais sem laudo, diz Crea

- Prédios-caixão: quase 12 mil famílias aguardam acordos de indenização para construções com risco de desabamento em Pernambuco

- UFPE anunciou o início da reestruturação do Edifício Celso Furtado, conhecido popularmente como “prédio da Sudene”

- Conclave: o Brasil quase teve um papa em 1978

Ontem, quarta-feira, 07/05, os cardeais não chegaram a um consenso sobre quem será o próximo papa na eleição. As votações para escolher o sucessor de Francisco seguirão hoje, 08/05. Durante séculos, os líderes da Igreja Católica Romana foram escolhidos no Vaticano em reuniões privadas conhecidas como conclaves. Sete brasileiros poderão votar neste conclave. Entre eles, se destaca Dom Sérgio da Rocha, atual arcebispo em Salvador, na Bahia. Ele era próximo do papa Francisco, pois integrava um grupo que tinha como tarefa auxiliá-lo a governar a igreja. Já em 1978, no conclave que elegeu João Paulo II, outro cardeal brasileiro teve um papel de destaque. Segundo um artigo do escritor Frei Betto, que já acompanhou os bastidores de 6 conclaves, Aloísio Lorscheider, um cardeal de Fortaleza, foi o 1o a receber dois terços dos votos necessários para ser o próximo papa, mas recusou o cargo. Ao ser perguntado se ele aceitava o resultado, o brasileiro declinou o pontificado devido a suas condições de saúde, ele tinha 8 pontes de safena, de acordo com Frei Betto. O motivo fazia sentido devido à morte do último papa, João Paulo I, que liderou a Igreja por apenas 33 dias, em 1978. Outro detalhe que Frei Betto destaca é que Aloísio Lorscheider, o brasileiro que recusou o cargo, acabou vivendo por mais tempo que Karol Wojty?a, o Papa João Paulo II, eleito no conclave de outubro de 1978. João Paulo II faleceu em 2005 enquanto Lorscheider morreu em 2007.

Leia outras informações

imagem noticia

Prouni divulga aprovados em primeira chamada e lista já pode ser acessada

03/02/2026

O Programa Universidade Para Todos (Prouni) divulgou, hoje, terça-feira (03/02), o resultado da primeira chamada. A lista dos aprovados pode ser acessada no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Oferece bolsas

O programa do Ministério da Educação (MEC) oferece bolsas de estudo (integrais e parciais) em cursos de nível superior em instituições de ensino privadas.  O?público-alvo é composto por brasileiros sem diploma de nível superior.

Segunda lista

Aqueles que não foram aprovados agora ainda podem aparecer na segunda chamada, que será divulgada no dia 2 de março. No dia 31 de março haverá uma outra lista de chamada para quem não foi convocado nas duas iniciais. O candidato deve manifestar interesse nestas vagas entre os dias 25 e 26 de março.

Oferece

O Prouni oferece para 2026 594.519 bolsas, sendo 274.819 integrais e 319.700 parciais, de 50%. Esta é a maior oferta da...

imagem noticia

O Programa Universidade Para Todos (Prouni) divulgou, hoje, terça-feira (03/02), o resultado da primeira chamada. A lista dos aprovados pode ser acessada no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Oferece bolsas

O programa do Ministério da Educação (MEC) oferece bolsas de estudo (integrais e parciais) em cursos de nível superior em instituições de ensino privadas.  O?público-alvo é composto por brasileiros sem diploma de nível superior.

Segunda lista

Aqueles que não foram aprovados agora ainda podem aparecer na segunda chamada, que será divulgada no dia 2 de março. No dia 31 de março haverá uma outra lista de chamada para quem não foi convocado nas duas iniciais. O candidato deve manifestar interesse nestas vagas entre os dias 25 e 26 de março.

Oferece

O Prouni oferece para 2026 594.519 bolsas, sendo 274.819 integrais e 319.700 parciais, de 50%. Esta é a maior oferta da história do programa, segundo o Ministério da Educação.




imagem noticia

Botafogo-PB confirma a contratação do técnico Lisca

03/02/2026

Mudança de comando. Lisca é o novo técnico do Botafogo-PB. O experiente treinador gaúcho foi anunciado pelo clube na manhã de hoje, terça-feira (03/02), confirmando a expectativa criada desde a saída de Bernardo Franco e do executivo de futebol Rodrigo Pastana.


Primeira passagem

Esta será a primeira passagem de Lisca pelo futebol paraibano. Nome bastante conhecido do futebol brasileiro, ele já dirigiu clubes como Ceará, Internacional, Náutico, Santos, Sport, Vasco, entre outros. O último trabalho de Lisca aconteceu em 2024, quando dirigiu o América-MG.

Desafio

No Botafogo-PB, o desafio de Lisca será o de recuperar o moral de um time que vem de uma goleada de 4 a 1 sofrida para o rival Campinense. O resultado deixou o Belo na sexta colocação do Campeonato Paraibano, fora da zona de classificação para a semifinal.


Enfrenta

O Botafogo enfrenta o Nacional de P...

imagem noticia

Mudança de comando. Lisca é o novo técnico do Botafogo-PB. O experiente treinador gaúcho foi anunciado pelo clube na manhã de hoje, terça-feira (03/02), confirmando a expectativa criada desde a saída de Bernardo Franco e do executivo de futebol Rodrigo Pastana.


Primeira passagem

Esta será a primeira passagem de Lisca pelo futebol paraibano. Nome bastante conhecido do futebol brasileiro, ele já dirigiu clubes como Ceará, Internacional, Náutico, Santos, Sport, Vasco, entre outros. O último trabalho de Lisca aconteceu em 2024, quando dirigiu o América-MG.

Desafio

No Botafogo-PB, o desafio de Lisca será o de recuperar o moral de um time que vem de uma goleada de 4 a 1 sofrida para o rival Campinense. O resultado deixou o Belo na sexta colocação do Campeonato Paraibano, fora da zona de classificação para a semifinal.


Enfrenta

O Botafogo enfrenta o Nacional de Patos, quinta-feira (05), fora de casa, no Sertão da Paraíba. O confronto já deve marcar a estreia de Lisca no comando do novo time.

Goleada e demissão

O movimento da SAF ocorreu após a goleada por 4 a 1 sofrida para o Campinense, no Clássico Emoção, que resultou nas saídas do técnico Bernardo Franco e do executivo de futebol Rodrigo Pastana. Com a mudança no comando do futebol, a diretoria botafoguense acelerou a busca por um treinador com perfil mais experiente para dar sequência ao trabalho na temporada e conduzir o clube no Campeonato Paraibano e nas competições nacionais.

O Belo é o sexto colocado no Estadual com 8 pontos.


Severino Lopes
O Poder




imagem noticia

Jaboatão abre Ano Letivo 2026 com foco na paz, no cuidado com o meio ambiente e na transformação social

03/02/2026

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes realizou a Abertura do Ano Letivo 2026 da Rede Municipal de Ensino, reunindo gestores, professores, profissionais da educação e autoridades para marcar o início de mais um ciclo escolar. Com o tema “Jaboatão pela Paz: Educação que Cuida da Terra e Transforma Vidas”, o evento reforçou o compromisso do município com uma educação pública humanizada, inclusiva e conectada aos desafios sociais e ambientais da atualidade.


Simbolizou

O encontro, segundo a secretaria de Educação, simbolizou um momento de reencontro, planejamento e renovação de expectativas para a comunidade escolar, destacando o papel da educação como instrumento essencial na construção da paz, no fortalecimento dos vínculos comunitários e na formação de cidadãos conscientes e responsáveis.


Reafirmou

Durante a solenidade, o prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, reafirmou a educação c...

imagem noticia

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes realizou a Abertura do Ano Letivo 2026 da Rede Municipal de Ensino, reunindo gestores, professores, profissionais da educação e autoridades para marcar o início de mais um ciclo escolar. Com o tema “Jaboatão pela Paz: Educação que Cuida da Terra e Transforma Vidas”, o evento reforçou o compromisso do município com uma educação pública humanizada, inclusiva e conectada aos desafios sociais e ambientais da atualidade.


Simbolizou

O encontro, segundo a secretaria de Educação, simbolizou um momento de reencontro, planejamento e renovação de expectativas para a comunidade escolar, destacando o papel da educação como instrumento essencial na construção da paz, no fortalecimento dos vínculos comunitários e na formação de cidadãos conscientes e responsáveis.


Reafirmou

Durante a solenidade, o prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, reafirmou a educação como prioridade da gestão municipal e destacou o papel fundamental dos professores e professoras no processo de transformação social.

“A educação é construída no dia a dia, dentro da sala de aula, com o compromisso e a dedicação de cada professor e professora. São vocês que fazem a diferença na vida dos nossos estudantes e das suas famílias. Nosso compromisso é seguir avançando, fortalecendo as políticas públicas e garantindo condições para que a educação continue transformando vidas em Jaboatão”, afirmou o prefeito.

Mano Medeiros também ressaltou que o novo ano letivo representa um momento de união e responsabilidade coletiva. “Que 2026 seja um ano de muito diálogo, respeito, cuidado com as pessoas e com o nosso território. A educação é o caminho para a paz, para a cidadania e para a construção de um futuro melhor para o nosso município”, completou.


Destacou

Na sequência, a gestora do Programa de Políticas Públicas e Sociais (PPS) do município, Andréa Medeiros, destacou a dimensão humana e afetiva da educação, ressaltando o papel dos educadores na formação integral dos alunos. “Educação se faz com amor, com cuidado e com compromisso. Mesmo quando não estamos mais na sala de aula, o sentimento de ser educador nunca sai da gente. Cada professor e professora tem um papel essencial na construção do futuro de Jaboatão”, destacou.

Andréa Medeiros também desejou um ano letivo marcado por aprendizagens, conquistas e realizações para toda a comunidade escolar.


Novo ciclo


A Abertura do Ano Letivo 2026 marcou o início de um novo ciclo para a Rede Municipal de Ensino do Jaboatão dos Guararapes, reafirmando o compromisso coletivo com uma educação que cuida da Terra, promove a paz e transforma vidas todos os dias.




imagem noticia

Duas instituições oferecem 76 vagas para o Fies em Pernambuco

03/02/2026

Duas instituições de ensino superior em Pernambuco estão com 76 vagas abertas para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O programa do Governo Federal oferece financiamento para que alunos de baixa renda possam ingressar em um curso superior.

Inscrições

As inscrições gratuitas estão abertas hoje, terça-feira (03/02) e encerram sexta-feira (06/02), no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior do Fies: https://acessounico.mec.gov.br. Na hora da inscrição no site, o candidato seleciona a instituição de ensino e o curso desejado, entre as bolsas disponíveis, conforme o seu perfil.


Centro Universitário

O Centro Universitário Tiradentes - UNIT conta com 73 vagas para o primeiro semestre deste ano, em vários cursos, enquanto a Faculdade Tiradentes (Fits), em Goiana, conta com três vagas para o curso de Medicina. Na UNIT, há disponibilidade para o programa nos cursos de Administração, Análise e Desenvolvim...

imagem noticia

Duas instituições de ensino superior em Pernambuco estão com 76 vagas abertas para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O programa do Governo Federal oferece financiamento para que alunos de baixa renda possam ingressar em um curso superior.

Inscrições

As inscrições gratuitas estão abertas hoje, terça-feira (03/02) e encerram sexta-feira (06/02), no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior do Fies: https://acessounico.mec.gov.br. Na hora da inscrição no site, o candidato seleciona a instituição de ensino e o curso desejado, entre as bolsas disponíveis, conforme o seu perfil.


Centro Universitário

O Centro Universitário Tiradentes - UNIT conta com 73 vagas para o primeiro semestre deste ano, em vários cursos, enquanto a Faculdade Tiradentes (Fits), em Goiana, conta com três vagas para o curso de Medicina. Na UNIT, há disponibilidade para o programa nos cursos de Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), Ciência da Computação, Direito, Enfermagem, Estética e Cosmética, Fisioterapia, Psicologia, Nutrição e Odontologia.

Inscrições

Para se inscrever, os interessados devem cumprir alguns requisitos. É preciso ter realizado alguma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, que será considerada na avaliação. A média das pontuações das cinco provas do Enem avaliada deve ser de, no mínimo, 450 pontos, e a nota da redação não pode ser zero.


Candidato

Caso o candidato ou grupo familiar apresente renda familiar bruta mensal, por pessoa, inferior a um salário mínimo ou que a renda mensal bruta exceda os 3 salários mínimos por pessoa do grupo familiar não poderá realizar a inscrição para o processo seletivo do Fies. Os interessados podem se inscrever através do site.

Resultado

O Fies tem chamada única e lista de espera. O resultado da pré-seleção na chamada única será divulgado em 19 de fevereiro. O candidato será pré-selecionado em apenas uma de suas opções de curso. Os estudantes pré-selecionados deverão acessar o Fies Seleção para complementar sua inscrição entre os dias 20 e 24 de fevereiro.

Financiamento a estudantes de baixa renda

Nesta edição, o Ministério da Educação (MEC) ofertará mais de 112 mil vagas para financiamento da educação superior em instituições particulares em todo o ano de 2026. O Fies é o programa federal que concede financiamento a estudantes de baixa renda de cursos de graduação, em instituições de educação superior privadas. Anualmente, o programa gerido pelo MEC tem dois processos seletivos regulares, um por semestre letivo. E também processos seletivos para vagas remanescentes, que ocorrem após os processos regulares, com o objetivo de preencher vagas eventualmente não ocupadas.




imagem noticia

Distante nas pesquisas, Raquel Teixeira Lyra tentou inviabilizar João com uso da máquina policial

03/02/2026

O Jornal O Poder recebeu, ao longo das últimas semanas, uma série de relatos de lideranças políticas que apontam para uma movimentação atípica no Palácio do Campo das Princesas: a tentativa de criar obstáculos à possível candidatura do prefeito do Recife, João Henrique Andrade Lima Campos (PSB), ao Governo de Pernambuco. Diante da dificuldade persistente em reduzir a distância do adversário nas pesquisas de intenção de voto, a estratégia adotada teria migrado do campo político para o institucional.

Há mais de um ano

A expectativa de reversão do cenário eleitoral não se concretiza. Nesse contexto, cresceu nos bastidores a avaliação de que o governo estadual teria optado por estimular a abertura de procedimentos e investigações capazes de produzir desgaste político, criando um ambiente de constrangimento que pudesse desestimular a participação de João Campos no pleito de 2026.

Os fatos

Que vieram a público nas últ...

imagem noticia

O Jornal O Poder recebeu, ao longo das últimas semanas, uma série de relatos de lideranças políticas que apontam para uma movimentação atípica no Palácio do Campo das Princesas: a tentativa de criar obstáculos à possível candidatura do prefeito do Recife, João Henrique Andrade Lima Campos (PSB), ao Governo de Pernambuco. Diante da dificuldade persistente em reduzir a distância do adversário nas pesquisas de intenção de voto, a estratégia adotada teria migrado do campo político para o institucional.

Há mais de um ano

A expectativa de reversão do cenário eleitoral não se concretiza. Nesse contexto, cresceu nos bastidores a avaliação de que o governo estadual teria optado por estimular a abertura de procedimentos e investigações capazes de produzir desgaste político, criando um ambiente de constrangimento que pudesse desestimular a participação de João Campos no pleito de 2026.

Os fatos

Que vieram a público nas últimas semanas reforçam essa leitura. Reportagens revelaram que não se tratava de apurações isoladas, mas de um movimento amplo, envolvendo a coleta de informações e o monitoramento de integrantes da gestão municipal do Recife. Inicialmente tratados como poucos casos pontuais, os números se ampliaram e passaram a indicar que ao menos 20 secretários municipais teriam sido alvo de investigações, muitas delas sem individualização clara de conduta ou fato concreto que justificasse a devassa.

A gravidade da situação

Aumentou quando surgiram indícios de práticas típicas de arapongagem, com levantamentos realizados fora dos ritos legais, o que levou o Supremo Tribunal Federal a intervir. A decisão que determinou a atuação da Polícia Federal e afastou o Ministério Público estadual do caso expôs, de forma contundente, que as conversas de bastidores encontravam respaldo em elementos objetivos já documentados.

No meio político

A avaliação é de que a tentativa de enfraquecer o principal adversário acabou por produzir um efeito inverso: deslocou o foco do debate eleitoral para o uso do aparato do Estado e colocou o governo da governadora Raquel Teixeira Lyra sob escrutínio nacional. O episódio reacendeu discussões sobre limites institucionais, legalidade e o risco de instrumentalização das forças de segurança em disputas de poder.

Teste

Mais do que um embate entre grupos políticos, o caso passa a representar um teste para as instituições pernambucanas em pleno ambiente pré-eleitoral, com potencial de influenciar decisivamente o rumo da sucessão estadual.




imagem noticia

Trump exige que Harvard pague indenização de US$ 1 bilhão

03/02/2026

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou, na madrugada de hoje, terça-feira (03/02), que exige que a Universidade de Harvard pague uma indenização por danos de US$ 1 bilhão (aproximadamente R$ 5,3 bilhões).

A postagem

A postagem de Trump tem ligação com uma matéria publicada pelo jornal norte-americano The New York Times. Segundo o veículo, o presidente teria recuado em uma exigência de pagamento de US$ 200 milhões para resolver o conflito entre a universidade e o governo.

Cita

O presidente ainda cita uma parte da reportagem em que diz que parte das pessoas ligadas à universidade acreditam que Harvard deve fechar um acordo com Trump.

Afirmou

Trump afirmou no ano passado que seu governo estava perto de um acordo com Harvard que incluiria um pagamento de 500 milhões de dólares por parte da universidade, após meses de negociações sobre as políticas da instituição...

imagem noticia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou, na madrugada de hoje, terça-feira (03/02), que exige que a Universidade de Harvard pague uma indenização por danos de US$ 1 bilhão (aproximadamente R$ 5,3 bilhões).

A postagem

A postagem de Trump tem ligação com uma matéria publicada pelo jornal norte-americano The New York Times. Segundo o veículo, o presidente teria recuado em uma exigência de pagamento de US$ 200 milhões para resolver o conflito entre a universidade e o governo.

Cita

O presidente ainda cita uma parte da reportagem em que diz que parte das pessoas ligadas à universidade acreditam que Harvard deve fechar um acordo com Trump.

Afirmou

Trump afirmou no ano passado que seu governo estava perto de um acordo com Harvard que incluiria um pagamento de 500 milhões de dólares por parte da universidade, após meses de negociações sobre as políticas da instituição.
Esse é mais um capítulo da investida do presidente contra a universidade. Em 2025, o republicano cortou verbas da instituição e proibiu a matrícula de estudantes estrangeiros.

Recorreu

Em dezembro, o governo Trump recorreu da decisão de um juiz que considerou ilegal o cancelamento de mais de US$ 2 bilhões em bolsas de pesquisa concedidas a Harvard e que, portanto, não pode mais cortar o financiamento de pesquisas para a universidade da Ivy League.




imagem noticia

Recomendação nacional para tirar CNH tira obrigatoriedade da baliza; Pernambuco deve seguir resolução

03/02/2026

Uma mudança para tirar a carteira de motorista. O governo federal publicou o Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular como recomendação nacional para Departamentos de Trânsito (Detran) pelo país. Segundo o governo, o documento visa a garantir mais equidade ao processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).


Reforçado

No documento, é reforçado o direcionamento das provas de habilitação para segurança viária e gestão de riscos no trânsito. 

Aderir

A assessoria de comunicação do Detran-PE informou que o departamento deverá aderir à remoção da prova de baliza como etapa eliminatória para obtenção da CNH. A decisão, no entanto, será avaliada em reunião a ser realizada nesta terça-feira (3). 

11 estados

Até o momento, 11 estados brasileiros já adotaram a mudança relacionada a esta etapa da prova.


Divulgado

D...

imagem noticia

Uma mudança para tirar a carteira de motorista. O governo federal publicou o Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular como recomendação nacional para Departamentos de Trânsito (Detran) pelo país. Segundo o governo, o documento visa a garantir mais equidade ao processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).


Reforçado

No documento, é reforçado o direcionamento das provas de habilitação para segurança viária e gestão de riscos no trânsito. 

Aderir

A assessoria de comunicação do Detran-PE informou que o departamento deverá aderir à remoção da prova de baliza como etapa eliminatória para obtenção da CNH. A decisão, no entanto, será avaliada em reunião a ser realizada nesta terça-feira (3). 

11 estados

Até o momento, 11 estados brasileiros já adotaram a mudança relacionada a esta etapa da prova.


Divulgado

Divulgado no domingo (01/02), pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), o manual tem como um de seus principais objetivos, segundo o governo, normatizar novos procedimentos para a formação de condutores no Brasil, visto que a CNH tem validade nacional. 

O Poder




imagem noticia

Setor de ventilação, ar condicionado e refrigeração no Brasil teve faturamento de R$ 50,15 bilhões em 2025

03/02/2026

O setor de Aquecimento, Ventilação, Ar Condicionado e Refrigeração no Brasil (mais conhecido como setor AVACR) teve um faturamento da ordem de R$ 50,15 bilhões em 2025 e perspectiva de aumentar esse volume em mais R$ 5 bilhões, chegando a R$ 55,62 bilhões de faturamento até o final de 2026.

Os dados são de balanço divulgado pela Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação e Aquecimento — ABRAVA.

De um modo geral, o faturamento do segmento AVACR cresceu no Brasil em 10% em 2025. Mas o setor que mais se destacou foi o de instalação e manutenção dos aparelhos, que cresceu 20,7% em relação a 2024.

Dados divulgados

O setor de ar condicionado (fabricante) apresentou aumento de 10% do faturamento; seguido do setor de comércio dos aparelhos do segmento, com aumento de 8,6%. Enquanto o setor de projetistas e consultores cresceu 8% e o de refrigeração comercial e industrial apresentou crescimento de 4,4%.

imagem noticia

O setor de Aquecimento, Ventilação, Ar Condicionado e Refrigeração no Brasil (mais conhecido como setor AVACR) teve um faturamento da ordem de R$ 50,15 bilhões em 2025 e perspectiva de aumentar esse volume em mais R$ 5 bilhões, chegando a R$ 55,62 bilhões de faturamento até o final de 2026.

Os dados são de balanço divulgado pela Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação e Aquecimento — ABRAVA.

De um modo geral, o faturamento do segmento AVACR cresceu no Brasil em 10% em 2025. Mas o setor que mais se destacou foi o de instalação e manutenção dos aparelhos, que cresceu 20,7% em relação a 2024.

Dados divulgados

O setor de ar condicionado (fabricante) apresentou aumento de 10% do faturamento; seguido do setor de comércio dos aparelhos do segmento, com aumento de 8,6%. Enquanto o setor de projetistas e consultores cresceu 8% e o de refrigeração comercial e industrial apresentou crescimento de 4,4%.

O resultado do relatório foi divulgado durante a 7ª edição do Evento intitulado ‘ABRAVA de Portas Abertas’, que é realizado pela entidade desde 2020 com representantes do setor.

Conforme explicou o diretor de economia da ABRAVA, Toríbio Rolon, a associação estima um crescimento orgânico de 10% nos próximos cinco ou 10 anos deste segmento da economia.

Expectativas elevadas

As expectativas para faturamento de 2026 também estão relativamente elevadas setorialmente. De todas as áreas que compõem a cadeia deste segmento da economia, a que se espera em termos de maior taxa contínua é a de instalação e manutenção de aparelhos, com expectativa de seguir a tendência de 2025 e crescer 19,8% até o final do ano.

Para o comércio, a expectativa é de crescimento de 16%. Para o ar condicionado (fabricante), a expectativa é de crescimento de 9,3%.

Refrigeração comercial

Também é boa a expectativa para o setor de refrigeração comercial (indústria), que tende a ter ampliação de cerca de 8,8% de faturamento este ano. Os percentuais menos otimistas são os da área dos ‘projetistas’, mesmo assim com expectativa de crescimento de 3,5% em relação ao ano de 2025.

No quesito produção, teve destaque o crescimento que vem sendo observado na fabricação de aparelhos de ar condicionado no país (splits) desde 2023 até 2025. Para se ter ideia, em 2023 foram produzidos 3.816 milhões de aparelhos. Em 2024 o número subiu para 5.912 milhões de aparelhos e no ano passado, para 6.385 milhões.

Impactos externos

Uma avaliação mais aprofundada dos dados levantados aponta que a elevação dos custos de produção, que foram fortes em 2024, continuaram altos em 2025, mas um pouco menores, o que apresentou impacto positivo sobre o segmento.

Além disso, a forte desvalorização do real em relação ao dólar em 2024 foi parcialmente revertida em 2025, reduzindo os custos dos insumos.

Fatores conjunturais e geopolíticos geraram incertezas sobre commodities, como foi o caso do preço do cobre, por exemplo, tido como essencial para o setor AVACR.

Preocupação com insumos

A avaliação de todos esses itens leva, conforme análise de diretores da ABRAVA, à expectativa de que apesar da tendência positiva, as previsões para os custos dos insumos em 2026 ainda sejam incertas. Isto, em função da complexa geopolítica internacional e, também, de questões como as eleições presidenciais no Brasil, que podem impactar em variações no mercado.

Mesmo assim, a previsão é de bons resultados para o setor e, embora seja esperada uma desaceleração em 2026, o consumo das famílias deve continuar alto, principalmente devido às baixas taxas de desemprego no país.


imagem 2





imagem noticia

Homem da Meia-Noite celebra aniversário e recebe roupa que usará no desfile oficial

03/02/2026

Um dos personagens mais queridos do carnaval de Olinda, o Homem da Meia-Noite comemorou 94 anos de existência da melhor maneira possível pelas ruas do Sítio Histórico de Olinda, na noite de ontem, segunda-feira (02/02), embalado por maracatu e frevo.

O cortejo

O cortejo também foi marcado pela entrega da nova roupa do Calunga, que, no entanto, ainda é segredo. O material, que estava em um baú, ficará guardado em local secreto até o dia oficial do desfile, a partir da 0h do dia 15 de fevereiro, quando será revelado ao público. 

A festa

A festa começou na rua Treze de Maio, onde fica a residência da estilista Haia Marak, responsável pela confecção do fraque que o Calunga usará no Carnaval de 2026. A figurinista expressou o sentimento de ter a oportunidade de pensar um dos trajes mais importantes do carnaval brasileiro.

Tambores

O cortejo dos tambores seguiu até o Largo do Bo...

imagem noticia

Um dos personagens mais queridos do carnaval de Olinda, o Homem da Meia-Noite comemorou 94 anos de existência da melhor maneira possível pelas ruas do Sítio Histórico de Olinda, na noite de ontem, segunda-feira (02/02), embalado por maracatu e frevo.

O cortejo

O cortejo também foi marcado pela entrega da nova roupa do Calunga, que, no entanto, ainda é segredo. O material, que estava em um baú, ficará guardado em local secreto até o dia oficial do desfile, a partir da 0h do dia 15 de fevereiro, quando será revelado ao público. 

A festa

A festa começou na rua Treze de Maio, onde fica a residência da estilista Haia Marak, responsável pela confecção do fraque que o Calunga usará no Carnaval de 2026. A figurinista expressou o sentimento de ter a oportunidade de pensar um dos trajes mais importantes do carnaval brasileiro.

Tambores

O cortejo dos tambores seguiu até o Largo do Bonsucesso ao som de dez nações de maracatu: Maracatu Nação Pernambuco, Maracatu Estrela Brilhante de Igarassu, Maracatu Leão Coroado, Maracatu Tigre, Maracatu Camaleão, Maracatu Maracambuco, Maracatu Badia, Maracatu Luanda, Maracatu Estrela Brilhante de Olinda e Maracatu Sol Brilhante de Olinda. 

Homenagem

No carnaval deste ano, o Homem da Meia-Noite também presta homenagens a figuras ligadas à cultura popular e à ancestralidade afro-brasileira, como o Maracatu Nação Pernambuco, o Grupo Bongar, Mãe Beth de Oxum, o músico Siba e o Mestre Salú, reunindo frevo, maracatu e rabeca em uma noite de celebração pelas ladeiras de Olinda.

94 anos

O Homem da Meia-Noite, um dos maiores símbolos do Carnaval de Pernambuco, completa 94 anos e prepara uma celebração especial no Sítio Histórico da cidade. A festa reúne cortejo de maracatu, entrega da nova roupa do gigante e uma noite marcada por tradição, ancestralidade e emoção para foliões e admiradores do 'Calunga mais famoso do Brasil'.

O Poder
Foto: Iris Costa




imagem noticia

Mulher de Henrique, da dupla com Juliano, é presa em Orlando, nos EUA

03/02/2026

A empresária Amanda Vasconcelos Tavares Reis, de 28 anos, esposa do cantor sertanejo Henrique, que faz dupla com Juliano, foi presa em Orlando, na Flórida, por dirigir com carteira de habilitação vencida.

Detida

A brasileira foi detida ontem, segunda-feira (02/02). Até o momento, os registros públicos não confirmam se houve pagamento de fiança ou se a Justiça da Flórida liberou Amanda


Acusações

De acordo com o registro oficial do Gabinete do Xerife do Condado de Orange (Orange County Sheriff’s Office), ela enfrenta duas acusações criminais. O motivo principal da prisão é a fuga de uma abordagem policial.

imagem noticia

A empresária Amanda Vasconcelos Tavares Reis, de 28 anos, esposa do cantor sertanejo Henrique, que faz dupla com Juliano, foi presa em Orlando, na Flórida, por dirigir com carteira de habilitação vencida.

Detida

A brasileira foi detida ontem, segunda-feira (02/02). Até o momento, os registros públicos não confirmam se houve pagamento de fiança ou se a Justiça da Flórida liberou Amanda


Acusações

De acordo com o registro oficial do Gabinete do Xerife do Condado de Orange (Orange County Sheriff’s Office), ela enfrenta duas acusações criminais. O motivo principal da prisão é a fuga de uma abordagem policial.




Confira mais

a

Telefone/Whatsapp

Brasília

(61) 99667-4410

Recife

(81) 99967-9957

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site.
Ao utilizar nosso site e suas ferramentas, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Jornal O Poder - Política de Privacidade

Esta política estabelece como ocorre o tratamento dos dados pessoais dos visitantes dos sites dos projetos gerenciados pela Jornal O Poder.

As informações coletadas de usuários ao preencher formulários inclusos neste site serão utilizadas apenas para fins de comunicação de nossas ações.

O presente site utiliza a tecnologia de cookies, através dos quais não é possível identificar diretamente o usuário. Entretanto, a partir deles é possível saber informações mais generalizadas, como geolocalização, navegador utilizado e se o acesso é por desktop ou mobile, além de identificar outras informações sobre hábitos de navegação.

O usuário tem direito a obter, em relação aos dados tratados pelo nosso site, a qualquer momento, a confirmação do armazenamento desses dados.

O consentimento do usuário titular dos dados será fornecido através do próprio site e seus formulários preenchidos.

De acordo com os termos estabelecidos nesta política, a Jornal O Poder não divulgará dados pessoais.

Com o objetivo de garantir maior proteção das informações pessoais que estão no banco de dados, a Jornal O Poder implementa medidas contra ameaças físicas e técnicas, a fim de proteger todas as informações pessoais para evitar uso e divulgação não autorizados.

fechar