
Boa Viagem, Bonita Demais - Crônica, por Malude Maciel*
08/05/2025 -
Rumando à orla marítima de Boa Viagem encontro inúmeras "castanholas", árvores centenárias de grande porte. Seus frutos se espalham pelo chão onde são machucados por veículos e pedestres passantes, deixando uma cor avermelhada aparentando sujeira e as folhas secas também colaboram com essa imagem, pois as calçadas ficam imundas, causando muito trabalho aos faxineiros e garis; aqueles frutos, se caírem sobre as capotas de carros ou mesmo atingirem uma pessoa, causarão danos inevitáveis. Mas, a presença dessas árvores é muito importante.
Não sou recifense nem moro na cidade, apenas passo alguns dias, desfrutando do que há de bom nessa capital que muito admiro. Amo Caruaru, como filha da terra, mas, por não ser uma cidade litorânea, sinto muita falta do mar, logicamente.
Acho o Recife uma cidade arborizada, com vários tipos de vegetação e árvores frondosas por toda parte. Lembro que em cada quintal era de praxe haver, no mínimo uma mangueira; por isso as deliciosas mangas são abundantes na região. Tanto as mangas espada como as rosas são de excelente sabor e encanto.
Nos edifícios há sempre jardins bem cuidados e mesmo no calçadão da orla ou em plena areia quente da praia, vemos majestosos coqueiros, os quais são exaltados no Hino de Pernambuco: "Salve ó terra dos altos coqueiros...".
A famosa e formosa praia de Boa Viagem é uma das mais belas do Nordeste. Cantada pelos poetas e seresteiros por seus encantos naturais. O cantor e compositor pernambucano de São Bento do Una, Alceu Valença, enalteceu-a em suas poesias e canções, merecidamente.
No entanto, está carente de cuidados municipais, pois os quiosques à beira mar que deveriam servir aos usuários, turistas ou não, e também dar sustento à classe trabalhadora nesse ramo, são danificados e assaltados pelos vândalos, afastando demais pela falta de tranquilidade naquele lazer. Na orla da cidade de João Pessoa, são vistos policiais fardados de palmo em palmo. Isso dá segurança.
Tubarões
Como se não bastasse, o medo e a má fama acarretada pelos ataques de tubarões, depois da construção de SUAPE até agora, afugentam os banhistas com as placas de "perigoso" ao longo da costa. Uma grande pena olhar aquele mar enorme e maravilhoso e não puder tomar um banho ali.
Cabe às autoridades
Tomar atitudes porque o turismo está em jogo e o bem-estar dos frequentadores daquele local tão lindo e agradável. Para tudo existe uma solução e a praia de Boa Viagem tem ficado a dever para outras, nesse pormenor.
Boa Viagem não pode jamais perder aquele glamour de outrora, que conquistou muitos fãs.
Passeio
A ciclovia atrai ciclistas de várias idades e sempre é bem concorrida.
Quer sozinho, quer acompanhado, passear no calçadão de Boa Viagem é uma atividade apreciada e prazerosa, tanto durante o dia como cedo da noite.
Boa Viagem é linda demais!
*Malude Maciel, Academia Caruaruense de Cultura, Ciências e Letras, ACACCIL, cadeira 15 pertencente à professora Sinhazinha.
