
LEÃO XIV: Vaticano anuncia o cardeal americano Robert Prevost como o novo líder da Igreja Católica
08/05/2025 -
O Vaticano anunciou hoje, quinta-feira (08/08) a escolha do novo líder da Igreja Católica: o cardeal americano Robert Prevost foi eleito papa, sucedendo o pontificado de Francisco.
A confirmação
A confirmação foi feita cerca de uma hora após a tradicional fumaça branca sair da chaminé da Capela Sistina, sinalizando que os cardeais reunidos em conclave chegaram a um consenso. A eleição aconteceu no segundo dia de deliberações, após três votações inconclusivas.
Primeiro papa
Robert Prevost torna-se o primeiro papa norte-americano da história da Igreja, um fato inédito que pode marcar um novo momento na relação entre o Vaticano e o mundo ocidental, especialmente os Estados Unidos. Natural de Chicago, Prevost é conhecido por seu perfil conciliador, sólida formação teológica e pela experiência missionária na América Latina, especialmente
A fumaça
A fumaça branca saiu pela chaminé da Capela Sistina na tarde de hoje, quinta-feira (08/05), por volta das 13h10 (horário de Brasília), indicando que um novo papa foi escolhido.
Tradição
Uma tradição marcante da Igreja Católica é o momento em que, após a apuração dos votos no conclave, um cardeal aparece diante da multidão de fiéis na Praça de São Pedro, no Vaticano, e anuncia “Habemus Papam” (latim para “Temos um papa”).
O encarregado dessa importante tarefa de anunciar para os 1,3 bilhão de católicos romanos no mundo a eleição de um novo pontífice é o chamado “cardeal protodiácono”.
O cardeal
No momento, esse cargo é ocupado pelo cardeal francês Dominique Mamberti. Foi ele quem anunciou as famosas palavras na varanda central da Basílica de São Pedro.
