
Trump tanto fez que a Igreja cedeu: novo papa é americano e agostiniano, como Lutero
08/05/2025 -
Donald Trump, que em cento e poucos dias virou o mundo varias vezes de cabeça para baixo, mexeu os pauzinhos e pauzões e conseguiu o que anunciou e queria: um papa norte americano. Talvez não para chamar de seu, mas certamente para chamar de nosso.
O que o aparentemente tresloucado presidente norte-americano americano queria era, ele mesmo, assumir o posto. Ousou o que nenhum chefe de Estado jamais tinha feito: se vestir de papa e sentar na imitação do trono de São Pedro.
Bilhões em investimentos
Além da diplomacia arrogante, Trump despejou bilhões entre integrantes do conclave. Os mais ricos empresários norte-americanos, alinhados com o presidente, foram remetidos para fazer corpo a corpo e boca de urna na Itália. A imprensa internacional deu isso, sem o devido destaque. Inclusive, aqui na província, o Diário de Pernambuco é O Poder abriram espaço para o inusitado tema. Que a escolha dos papas era assunto de Estado, que envolvia príncipes, Reis e outros patenteados, era tema da Idade Média. Trump retomou a tentativa, com sucesso, para escolher a nacionalidade do novo papa.

Sabedoria
A igreja acumula milênios de sabedoria. Quando os cardeais anti-trumpistas viram que tinham perdido a parada, a solução natural, certamente já escolhida desde a partida, porque palatável, acendeu duas velas. Uma a Igreja, através de um apóstolo de obras sociais; outra a Trump, pela nacionalidade, acessos, facilidade de diálogo. Como poucos prestaram atenção ou deram credibilidade às manobras de Trump, 99,9% dos analistas apostavam no candidato italiano. Antes mesmo do anúncio oficial, sua biografia já estrelada as telas dos programas de TV.
Habemos papam
Não é o que os católicos e especialistas esperavam. É o que Trum é seus amigos achavam que podiam alcançar.

O papa, poucos atentaram para o detalhe, é agostiniano. Lutero, fundador e base da maioria das denominações protestantes dos Estados Unidos também era da da ordem agostiniana. Alguém acredita em coincidência e Papai Noel?