imagem noticia

É Findi - Pega! Crônica, por AJ Fontes*

10/05/2025

imagem noticia
Dinheiro na mão é vendaval.

Ressoava uma das tantas músicas que ouvimos no show de Paulinho da Viola no Classic hall, ao chegarmos em um bar participante do Comida de Buteco, próximo ao Mercado da Encruzilhada.
Meio aos nacos do salgado principal da casa, goles de caipirinha, cerveja e rum com coca-cola, o prezado compositor e cantor Nuca Sarmento percebeu que estávamos no Antiquário. Era esse o nome do bar, nos idos de 1970, onde o amante da boa música cantava acompanhado de seu violão.
Ele recordou uma das muitas noites que tocou e cantou lá. Tomava os últimos goles de rum misturado, depois da apresentação, enquanto o amigo e proprietário tentava convencê-lo de dormir no sofá do escritório. Nuca agradeceu, mas queria mesmo era encostar a cabeça no seu travesseiro. Guardou o instrumento, colocou nas costas e disse até logo.

Cabeça baixa, seguiu pela calçada do mercado, alheio ao vazio da noite, contando de cabeça os cruzeiros guardado...

imagem noticia
Dinheiro na mão é vendaval.

Ressoava uma das tantas músicas que ouvimos no show de Paulinho da Viola no Classic hall, ao chegarmos em um bar participante do Comida de Buteco, próximo ao Mercado da Encruzilhada.
Meio aos nacos do salgado principal da casa, goles de caipirinha, cerveja e rum com coca-cola, o prezado compositor e cantor Nuca Sarmento percebeu que estávamos no Antiquário. Era esse o nome do bar, nos idos de 1970, onde o amante da boa música cantava acompanhado de seu violão.
Ele recordou uma das muitas noites que tocou e cantou lá. Tomava os últimos goles de rum misturado, depois da apresentação, enquanto o amigo e proprietário tentava convencê-lo de dormir no sofá do escritório. Nuca agradeceu, mas queria mesmo era encostar a cabeça no seu travesseiro. Guardou o instrumento, colocou nas costas e disse até logo.

Cabeça baixa, seguiu pela calçada do mercado, alheio ao vazio da noite, contando de cabeça os cruzeiros guardados no bolso e se dava por satisfeito ter o suficiente para a passagem e meia carteira de minister.
Espantou-se quando sentiu um peso sobre os ombros. Quis se afastar, mas não conseguiu. Um sujeito segurou com firmeza, encostou a boca no ouvido dele.

— Se aperrei não. Só quero o dinheiro.
— Bicho, sobrou o da passagem de ônibus.
— Faça isso não com seu irmão. Preciso levar algum pra casa.

No meio da conversa do que parecia ser de dois amigos no fim de uma farra, o sujeito passou a mão no couro às suas costas e fez nosso amigo se encolher, fechar os olhos. Rápido buscou desviar a atenção.

- Cara, tem gente em algum lugar com dinheiro.

Não teve jeito. Com os olhos fixos e um sorriso se abrindo.

— É um violão, né?
— É com ele que faturo algum. Faz isso não.
— Então...

O sorriso se completou e ele esfregou os dedos na altura dos olhos.
Choroso, olhando as pedras da calçada, entregou o dinheiro amassado, continuou andando. O silêncio fez Nuca voltar a cabeça para o lado e não viu mais o sujeito. Parou, deu meia volta para o bar. Três passos adiante e percebeu alguém caminhando ao lado.

— Passa o dinheiro, senão leva.

O cantor abriu os braços.

— Porra! Acabei de ser assaltado.
— Foi mesmo. Eu vi. Parados no meio da rua, sob o facho da luz do poste, o novato escaneia Nuca.
— O quê é isso aí no bolso?

Desalentado, Nuca retira uma carteira amassada com o último cigarro.

— Aí, velho, te manda que é perigoso andar por aqui.

Em um passe de mágica, as sombras o engoliram.
O autor do frevo Pernambucana, estático, parecia contar as folhas caídas das árvores quando viu chegar um par de pés descalços.

— Moço, tem um dinheiro aí?
— Você tá brincando, né?
— Tá certo, eu vi tudo. Aperrei não que eu levo o senhor no bar.

À maneira dos anteriores, também se escafedeu.

Nuca resolveu encarar as risadas do amigo, no Antiquário. Encostou o pinho em uma cadeira e embarcou no sofá de onde acordou com o sol na cara, saindo de um sonho e gritando.

— Pega ladrão!

imagem2



*AJ Fontes, contista e cronista, engenheiro aposentado, e eterno estudante na arte da escrita, publicou o livro de contos: ‘Mantas e Lençóis’.

Leia outras informações

imagem noticia

Vale do São Francisco recebe autoridades mundiais em tecnologia de drones

22/06/2026

Começa hoje, segunda-feira 22/06, e vai até quinta-feira (25/06), a visita técnica ao Vale do São Francisco das duas maiores autoridades do mundo na tecnologia de aplicação em baixa vazão para drones: o irlandês que mora nos EUA, Alan McCracken e o brasileiro, Fernando Dedemo.

Reconhecer o terreno

Os especialistas em tecnologia de aplicação de defensivos com alto rendimento operacional, que reduzem consideravelmente o volume de água nas culturas agrícolas, começam a agenda, visitando as fazendas Ibatuba, Timbaúba Agrícola, Agrivale e Labrunier, em Petrolina e Agrodan, em Belém do São Francisco.

Durante as visitas

Alan McCracken e Fernando Dedemo vão apresentar o Programa de Tecnologia de Baixa Vazão da KIP International, detalhando aspectos como as aplicações mais eficientes; melhor cobertura e uniformidade de gotas; redução de perdas por deriva e maior aproveitamento dos produtos aplicados.

Gr...

imagem noticia

Começa hoje, segunda-feira 22/06, e vai até quinta-feira (25/06), a visita técnica ao Vale do São Francisco das duas maiores autoridades do mundo na tecnologia de aplicação em baixa vazão para drones: o irlandês que mora nos EUA, Alan McCracken e o brasileiro, Fernando Dedemo.

Reconhecer o terreno

Os especialistas em tecnologia de aplicação de defensivos com alto rendimento operacional, que reduzem consideravelmente o volume de água nas culturas agrícolas, começam a agenda, visitando as fazendas Ibatuba, Timbaúba Agrícola, Agrivale e Labrunier, em Petrolina e Agrodan, em Belém do São Francisco.

Durante as visitas

Alan McCracken e Fernando Dedemo vão apresentar o Programa de Tecnologia de Baixa Vazão da KIP International, detalhando aspectos como as aplicações mais eficientes; melhor cobertura e uniformidade de gotas; redução de perdas por deriva e maior aproveitamento dos produtos aplicados.

Grande avanço

Para o sócio administrador da fazenda Ibatuba e da empresa GM Drone e Tecnologia, Arthur Grimaldi, a visita dos especialistas significa um aporte imprescindível à implantação da tecnologia
de aplicação com drones para a fruticultura com foco em resultados. “Com esta nova tecnologia temos uma maior eficiência, economia, tanto de diesel (trator) como de bateria (drone), consumindo o mínimo de água possível para que a planta se desenvolva. Trazer Alan McCracken e Fernando Dedemo é uma garantia de que a Inovação transforma o campo através da tecnologia de aplicação para a fruticultura com foco em resultados, proporcionando fazendas mais eficientes, sustentáveis e preparadas para certificação”, concluiu.




imagem noticia

O que a PF quer investigar nos repasses estranhos da vice-governadora para beneficiar hospital do marido

22/06/2026

A denúncia é antiga. O Poder informou em setembro do ano passado. A governadora Raquel Teixeira Lyra e a vice, priscilla Krause, fizeram tabelinha para beneficiar o hospital em Garanhuns do marido da vice. A governadora deixava tudo pronto e viajava. A vice assumia e concluía a operação. Assim, milhões de reais iam parar nos cofres da entidade do marido da vice. Foi lá, veio cá, o caso foi abafado. Até que a Polícia Federal resolveu entrar na parada. E agora, pediu autorização ao STJ para passar a limpo a nebulosa questão.

Como agiam

A prática foi continuada, repetida, sistematizada. Quando a governadora Raquel Lyra, por alguma razão, se afastava do governo e a vice Priscila Krause assumia, os repasses dos recursos da saúde, para a maternidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Garanhuns, PE atraves do governo do Estado, disparavam. Hoje, segunda-feira 22/06/26, o assunto reacendeu com a entrada da Policia Federal nas investigacões. Há ainda a...

imagem noticia

A denúncia é antiga. O Poder informou em setembro do ano passado. A governadora Raquel Teixeira Lyra e a vice, priscilla Krause, fizeram tabelinha para beneficiar o hospital em Garanhuns do marido da vice. A governadora deixava tudo pronto e viajava. A vice assumia e concluía a operação. Assim, milhões de reais iam parar nos cofres da entidade do marido da vice. Foi lá, veio cá, o caso foi abafado. Até que a Polícia Federal resolveu entrar na parada. E agora, pediu autorização ao STJ para passar a limpo a nebulosa questão.

Como agiam

A prática foi continuada, repetida, sistematizada. Quando a governadora Raquel Lyra, por alguma razão, se afastava do governo e a vice Priscila Krause assumia, os repasses dos recursos da saúde, para a maternidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Garanhuns, PE atraves do governo do Estado, disparavam. Hoje, segunda-feira 22/06/26, o assunto reacendeu com a entrada da Policia Federal nas investigacões. Há ainda a ser apurado 25 repasses ainda não divulgados até agora, em março do ano passado, que somados atingem de R$ 3 milhões. No acumulado, a vice já remanejou verbas, nas diversas vezes em que ocupou o governo, até agora, no total de R$ 102 milhões, supostamente para beneficiar o hospital do marido, localizado na terra Natal do mesmo, o município de Garanhuns, PE.

Senão vejamos

Ajuda aí na soma. Segundo o Portal da Transparência do Governo de Pernambuco, além dos repasses de março, em fevereiro de 2025, no período em que também substituiu a governadora Raquel Lyra (PSD), a vice já havia autorizado o envio de R$ 7,6 milhões do Fundo Estadual de Saúde. Em abril de 2024 também foram liberados mais R$ 22,3 milhões em repasses. Em março de 2025, mês em que ocorreram justamente os 25 repasses direcionados à unidade de saúde em Garanhuns, os valores totais destinados à área chegaram a R$ 69,1 milhões. As movimentações aconteceram entre os dias 14 e 29 e estão registradas no Portal da Transparência.

Origem do dinheiro

Segundo reportagem divulgada, as transferências para a maternidade têm como principais fontes o Fundo Estadual de Saúde (FES) e o Sistema Único de Saúde (SUS).



imagem 2




O beneficiário

A Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, tem como sócio o marido da vice-governadora de Pernambuco. Como dito, recebeu 25 repasses de recursos estaduais em 15 dias. O período coincidiu com a interinidade da vice à frente do governo, em março, durante recesso da governadora Raquel Lyra (PSD).

Assunto federal

Além de ter estado sob os holofotes da oposição local, o caso, também entrou na mira de órgãos de controle federais, já que envolve transferências do Sistema Único de Saúde (SUS). As investigacoes foram mantidas sob sigilo.

Origem do caso

A polêmica tem princípio em remanejamentos orçamentários que turbinaram o Fundo Estadual de Saúde (FES), principal fonte pagadora do Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, situado em Garanhuns, no Agreste do estado de Pernambuco.

Conferindo

Em fevereiro de 2023, quando a vice substituiu Raquel pela primeira vez, foram creditados R$ 7,6 milhões ao fundo. Parte desse montante é oriunda de verba federal. A prática se repetiu em outro período de interinidade da vice-governadora, em abril de 2024, com R$ 22,3 milhões, mas se intensificou em março de 2025, conforme registros do Portal da Transparência e do Diário Oficial. No dia 17 de março, foram acrescidos ao FES R$ 51,6 milhões. Mais R$ 3,9 milhões foram remanejados no dia 20, e outros R$ 13,6 milhões, no dia 21. Em datas similares localizadas entre os dias 14 e 29 daquele mês, 25 pagamentos foram feitos ao hospital a partir dessa fonte, totalizando R$ 3 milhões. Somando tudo, se a calculadora não falha, R$ 102 milhões.

Apimentando o caso

Outros atos sob suspeita têm relação com a saída de gestores das áreas de orçamento e projetos e de monitoramento jurídico de licitações da Secretaria de Saúde, entre 20 e 21 de março de 2025. Supostamente, esses servidores não estavam concordando com o processo e foram afastados. As exonerações foram assinadas pela vice-governadora em exercício, o que vem sendo interpretado como uma possível providência para dar celeridade aos pagamentos para o hospital. Em audiência pública, na Assembleia Legislativa de Pernambuco, a secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, foi confrontada sobre o assunto, mas negou que os profissionais demitidos tivessem relação com o manejo desses recursos.

O que diz a situação

Até agora, nem a governadora, nem a vice, nem a Secretaria de Saúde, se manifestaram publicamente sobre o tema. A maternidade nega irregularidades. O Poder dedicará todo o espaço para a manifestação dos citados, caso queiram.




imagem noticia

Feriado de São João: confira o que abre e o que fecha no Grande Recife

22/06/2026

Os festejos juninos chegam ao ápice amanhã, terça-feira (23/06), véspera de São João. No Grande Recife, o feriado de São João gera alteração nos horários de funcionamento do comércio, dos shoppings e de serviços públicos. O governo de Pernambuco e a prefeitura do Recife decretaram ponto facultativo na segunda-feira (22), antevéspera do feriado celebrado na quarta (24).

Ponto facultativo

Além disso, tanto o estado quanto a capital transferiram o ponto facultativo do Feriado de Corpus Christi, comemorado no último dia 4 de junho, para a véspera do São João, na terça (23). Com isso, alguns serviços das repartições públicas são afetados.

Comércio de rua

As lojas do Centro do Recife abrem normalmente na segunda (22) e terça-feira (23//06). Já no feriado da quarta-feira (24/06), o funcionamento é facultativo, com cada estabelecimento escolhendo se deve ou não abrir.


Shopping Recife
Terça (...

imagem noticia

Os festejos juninos chegam ao ápice amanhã, terça-feira (23/06), véspera de São João. No Grande Recife, o feriado de São João gera alteração nos horários de funcionamento do comércio, dos shoppings e de serviços públicos. O governo de Pernambuco e a prefeitura do Recife decretaram ponto facultativo na segunda-feira (22), antevéspera do feriado celebrado na quarta (24).

Ponto facultativo

Além disso, tanto o estado quanto a capital transferiram o ponto facultativo do Feriado de Corpus Christi, comemorado no último dia 4 de junho, para a véspera do São João, na terça (23). Com isso, alguns serviços das repartições públicas são afetados.

Comércio de rua

As lojas do Centro do Recife abrem normalmente na segunda (22) e terça-feira (23//06). Já no feriado da quarta-feira (24/06), o funcionamento é facultativo, com cada estabelecimento escolhendo se deve ou não abrir.


Shopping Recife
Terça (23): 9h às 18h
Quarta (24): 11h às 18h

Shopping RioMar
Terça (23): 9h às 18h
Quarta (24): 11h às 18

Shopping Boa Vista
Terça (23): 9h às 18h
Quarta (24): 11h às 18h

Shopping Tacaruna
Terça (23): 9h às 18h
Quarta (24): 11h às 18h

Plaza Shopping
Terça (23): 9h às 18h
Quarta (24): 11h às 18h

Shopping ETC
Quarta (24): 12h às 18h

Shopping Patteo Olinda
Terça (23): 9h às 18h
Quarta (24): 11h às 18h

Shopping Costa Dourada
Terça (23): 9h às 18h
Quarta (24): 11h às 18h

Camará Shopping
Terça (23): 10h às 18h
Quarta (24): 11h às 18h

A programação do São João está em diversos polos do Recife, para além do Sítio Trindade e da Rio Branco. Na terça-feira (23), ocorrem apresentações nos bairros: Barro, Campo Grande, Cordeiro, Graças, Lagoa do Araçá e Totó.

A Ciclofaixa de Turismo e Lazer

A Ciclofaixa de Turismo e Lazer ficará disponível das 7h às 16h no feriado da quarta-feira (24). Também está montada, até dia 28 de junho, uma Arena Gastronômica no Sítio Trindade, na Zona Norte do Recife, com oito restaurantes funcionando das 16h às 2h.

Parque das Esculturas

O Parque das Esculturas estará fechado na segunda (22), terça (23) e quarta-feira (24), retomando o funcionamento na quinta-feira (25), das 10h às 17h. Toda a Rede Compaz e Bibliotecas da Paz ficarão fechadas entre a segunda (22) e a quarta-feira (24), reabrindo no dia 25 de junho.


Mercado

Hoje, segunda-feira (22/06), os mercados públicos e feiras livres do Recife funcionam em horário normal, das 6h às 18h. Já nos dias 23 e 24 de junho, o atendimento será das 6h às 13h. As praças de alimentação localizadas nesses equipamentos poderão estender o funcionamento, a critério dos estabelecimentos.

Saúde

No Recife, funcionam 24 horas os serviços de emergência e internação da rede municipal:

Centro de Atenção à Pessoa

O Centro de Atenção à Pessoa Vítima de Violência Sony Santos, anexo ao Hospital da Mulher do Recife, também funciona de forma ininterrupta para atendimento de mulheres cis e trans e homens trans com útero vítimas de violência.

Vigilância Ambiental

O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife (CVA) segue em plantão para atendimento de ocorrências envolvendo animais que representem risco à saúde pública. O serviço poderá ser acionado diariamente pelo telefone e WhatsApp (81) 3355-7712, no horário das 8h às 17h.

Vacinação

Na terça-feira (23/06), véspera de feriado, e quarta-feira (24), no Dia do São João, ocorre vacinação nos Centros de Vacinação dos shoppings Boa Vista, Recife e RioMar, com funcionamento das 9h às 18h no dia 23 e das 11h às 18h no dia 24/06. O imunizante oferecido é contra Influenza para grupos prioritários e também para atualização da caderneta de vacinação.

Samu

Durante o São João, o SAMU Recife estará com 13 bases descentralizadas em toda a cidade, funcionando 24 horas. Além disso, haverá uma Unidade de Suporte Básico (USB) dando apoio ao posto médico do Sítio Trindade e outra USB dedicada ao Polo da Avenida Rio Branco, no Marco Zero. Para outras demandas, o SAMU pode ser acionado pelo 192.

Bancos

Os bancos não abrem para atendimento presencial ao público nas datas consideradas feriados oficiais, sejam eles municipais, estaduais ou nacionais. Em algumas localidades, a critério da instituição, as salas de autoatendimento ficam disponíveis aos clienteso.

Compensações bancárias

As compensações bancárias, incluindo a TED, não são efetivadas nos feriados. Somente o PIX. Nas datas decretadas como ponto facultativo, o atendimento presencial ao público nas agências bancárias funciona normalmente.

Procon

Por conta do feriado, o Procon Recife vai realizar atendimentos presenciais na segunda (22), terça (23) e quarta-feira (24) no Bairro do Recife. O atendimento aos consumidores será para abertura de reclamações e ações de fiscalização em estabelecimentos comerciais. O posto de atendimento fica na sede da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, localizada na Av. Marquês de Olinda, 182, Bairro do Recife.

CTTU

Os serviços oferecidos na sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) de atendimento ao idoso, à gestante, aos taxistas e aos usuários que desejam recorrer de multas aplicadas serão suspensos na segunda (22) e voltam ao normal na quinta-feira (25).

Serviços

Já os serviços de monitoramento de tráfego e de fiscalização prestados pelos agentes de trânsito funcionam normalmente durante os feriados. Também não tem alteração no teleatendimento 24 horas, em que o cidadão pode acionar a CTTU gratuitamente através do 0800.081.1078.

O Poder




imagem noticia

Aproveite. Só Hoje - Crônica - Por Romero Falcão*

22/06/2026

Antes das lojas virtuais, tínhamos que nos deslocar até o shopping, Centro do Recife ou ao comércio do bairro para comprar alguma coisa de que, às vezes, nem precisávamos.

Agora, a tela brilhante oferece um mundo de mercadorias, e bastam alguns cliques para fechar o pedido e aguardar a entrega — sem frete. O algoritmo conhece gostos, hábitos e preferências. A máquina fareja a oportunidade de converter carência, modismo e pertencimento em dinheiro.

Basta um influenciador apresentar um produto a milhões de seguidores. Pronto: o motoboy para na porta. O pacote emocional é aberto e, talvez, encostado — juntando-se a tantos outros no guarda-roupa, no paneleiro da cozinha, na prateleira do livro não lido.

"Aproveite a promoção. Só hoje. Imperdível."

Último lançamento do tênis, do celular, do relógio que registra até o cheiro do suor enquanto o sujeito corre. E os caminhões carregados aceleram, cruzam o Brasil para alimentar o insaci...

imagem noticia

Antes das lojas virtuais, tínhamos que nos deslocar até o shopping, Centro do Recife ou ao comércio do bairro para comprar alguma coisa de que, às vezes, nem precisávamos.

Agora, a tela brilhante oferece um mundo de mercadorias, e bastam alguns cliques para fechar o pedido e aguardar a entrega — sem frete. O algoritmo conhece gostos, hábitos e preferências. A máquina fareja a oportunidade de converter carência, modismo e pertencimento em dinheiro.

Basta um influenciador apresentar um produto a milhões de seguidores. Pronto: o motoboy para na porta. O pacote emocional é aberto e, talvez, encostado — juntando-se a tantos outros no guarda-roupa, no paneleiro da cozinha, na prateleira do livro não lido.

"Aproveite a promoção. Só hoje. Imperdível."

Último lançamento do tênis, do celular, do relógio que registra até o cheiro do suor enquanto o sujeito corre. E os caminhões carregados aceleram, cruzam o Brasil para alimentar o insaciável comprismo.

Conversando com uma criatura muito pobre, cuja necessidade faz parte da rotina, me disse que sempre sonhou ter um iPhone. Deixou de comer para juntar o dinheiro do aparelho que fascina tanta gente jovem.

— Eu me lasquei todinha, mas comprei um aifone.
— Por quê - pergunto
— Porque os outros têm, e eu não. Agora eu tenho. Vou mostrar que tenho.



imagem 2




Na mesma leva, um homem de paupérrimos rendimentos me relata:

— Ainda bem que comprei, sem frete, uma boneca para minha filha. A de marca custa mais de quinhentos reais. Mas encontrei uma parecida por duzentos e vinte na internet.

Questiono:

— Que danada de boneca cara é essa?
— É uma boneca com cara de bebê de verdade — explica o homem.
— E por que você não compra uma boneca de mentira?

Ele ri e responde:

— Doutor, as pirraias só querem as que têm cara de gente.

Contente, aponta no celular o rastreio do pedido.

— Tá perto, doutor. Deve chegar amanhã.

Qual história contaria a boneca viajante de Kafka? Que foi sequestrada pela tela enquanto a menina a esperava no parque?

Não sei

Só sei que a boneca de plástico chora de tristeza


*Romero Falcão é cronista e poeta. Articulista de O Poder. @romerocoutinhodearruda



imagem 3





imagem noticia

Radar Ativaweb DataLab - O que o mundo digital discute nesta segunda-feira

22/06/2026

Brasília, 22 de junho de 2026

Brasília começa a semana em ritmo de feriado prolongado, mas apenas no plenário. Nos bastidores, o caso Banco Master continua produzindo ondas de choque, Lula calcula os próximos movimentos políticos após a operação envolvendo Jaques Wagner, o STF volta ao centro dos debates com decisões de forte repercussão e o cenário internacional traz uma crise inesperada no Reino Unido. Enquanto isso, as redes sociais seguem transformando cada fato em disputa narrativa antes mesmo do primeiro café.

Principais destaques do dia

Banco Master continua ocupando o centro da agenda política

A semana começa com os desdobramentos da Operação Compliance Zero ainda dominando os bastidores de Brasília. Após atingir nomes relevantes da política nacional, cresce a expectativa sobre novos movimentos da Polícia Federal, do Ministério Público e dos órgãos de controle. Nas redes, o sentimento predominante...

imagem noticia

Brasília, 22 de junho de 2026

Brasília começa a semana em ritmo de feriado prolongado, mas apenas no plenário. Nos bastidores, o caso Banco Master continua produzindo ondas de choque, Lula calcula os próximos movimentos políticos após a operação envolvendo Jaques Wagner, o STF volta ao centro dos debates com decisões de forte repercussão e o cenário internacional traz uma crise inesperada no Reino Unido. Enquanto isso, as redes sociais seguem transformando cada fato em disputa narrativa antes mesmo do primeiro café.

Principais destaques do dia

Banco Master continua ocupando o centro da agenda política

A semana começa com os desdobramentos da Operação Compliance Zero ainda dominando os bastidores de Brasília. Após atingir nomes relevantes da política nacional, cresce a expectativa sobre novos movimentos da Polícia Federal, do Ministério Público e dos órgãos de controle. Nas redes, o sentimento predominante continua sendo de cobrança por responsabilização dos envolvidos, independentemente de partido ou ideologia.

“Quando a investigação ganha vida própria, o debate deixa de ser político e passa a ser institucional.”

Lula faz contas antes de decidir o futuro de Jaques Wagner

Após a repercussão da operação envolvendo o senador Jaques Wagner, o presidente Lula adotou cautela. A expectativa é de uma reunião nos próximos dias para definir os próximos passos. O Planalto monitora não apenas os aspectos jurídicos, mas principalmente os impactos políticos e eleitorais que o caso pode produzir na reta pré-eleitoral.

“Em Brasília, às vezes a matemática política pesa mais que a matemática eleitoral.”

ATENÇÃO Os algoritmos deram o recado: Renan cresce, Flávio perde ritmo, Zema recua e Lula segue estável
Em apenas 35 dias, Renan Santos registrou crescimento de 42.679 novos seguidores, consolidando-se como o presidenciável com maior velocidade proporcional de expansão digital entre os nomes monitorados pela Ativaweb DataLab. O dado chama ainda mais atenção quando combinado com uma taxa de engajamento significativamente superior à dos principais concorrentes, indicando não apenas crescimento de audiência, mas capacidade real de mobilização.

Enquanto Renan surfa a favor dos algoritmos, o cenário dos demais concorrentes é mais desafiador. Romeu Zema perdeu seguidores nos últimos dias e mantém uma das menores taxas de engajamento do grupo. Lula continua crescendo, porém em ritmo modesto e com interação limitada diante do tamanho de sua audiência. Flávio Bolsonaro também apresentou desaceleração relevante. No ambiente digital de 2026, o algoritmo premia movimento, interação e comunidade ativa e, neste momento, quem melhor entendeu essa lógica foi Renan Santos.

"Na política digital, tamanho importa. Mas velocidade e engajamento costumam importar ainda mais."


Polícia Federal segue como protagonista da narrativa digital

Se houve um vencedor nas últimas 2 semanas do caso Master, foi a Polícia Federal. O monitoramento digital realizado pela Ativaweb DataLab aponta crescimento expressivo das manifestações de apoio às investigações. Em um ambiente normalmente marcado pela polarização, a PF conseguiu ocupar um raro espaço de convergência entre diferentes grupos políticos.


Defesa de Daniel Vorcaro tenta evitar retorno ao sistema prisional comum
A defesa do empresário Daniel Vorcaro intensificou as movimentações jurídicas para impedir o retorno ao presídio comum. O caso continua sendo um dos principais capítulos da investigação que envolve operações financeiras, influência política e relações institucionais construídas ao longo dos últimos anos.

“Crises financeiras passam. Crises reputacionais costumam ficar.”

Congresso entra em semana esvaziada pela Copa e pelo feriado

Com feriado e jogos da Copa do Mundo, Câmara e Senado terão agenda reduzida. Apesar do plenário mais vazio, as articulações políticas seguem acontecendo nos gabinetes e nas negociações de bastidores. Muitas decisões relevantes para o segundo semestre começam a ser construídas justamente nos períodos de menor exposição pública.

“Quando os holofotes diminuem, os bastidores costumam aumentar.”

Agro pressiona Hugo Motta por avanço das dívidas rurais

A bancada ruralista intensifica a pressão sobre Hugo Motta para destravar projetos ligados ao refinanciamento de dívidas do setor. O tema envolve bilhões de reais e possui forte impacto em estados produtores. A movimentação demonstra que a agenda econômica continua ativa mesmo durante uma semana legislativa mais curta.

“No Congresso, pauta parada costuma significar lobby acelerado.”


STF reabre debate sobre o caso Mariana Ferrer

O Supremo Tribunal Federal voltou ao centro das atenções ao anular a absolvição do acusado no caso Mariana Ferrer e determinar novo julgamento. O tema tem forte potencial de repercussão digital por envolver justiça, direitos das mulheres e críticas ao funcionamento do sistema judicial brasileiro.

“Alguns processos saem dos tribunais e entram diretamente na opinião pública.”


Mendonça determina remoção de conteúdo ligando PT a facções

O ministro André Mendonça determinou a remoção de vídeo que associava o PT a organizações criminosas. A decisão reacende o debate sobre liberdade de expressão, responsabilidade das plataformas digitais e os limites da propaganda política em ano pré-eleitoral.

“Em ano eleitoral, cada decisão judicial vira também uma disputa narrativa.”

Datafolha mostra pouco efeito do apoio de Trump

Pesquisa indica que 65% dos brasileiros consideram indiferente um eventual apoio de Donald Trump a candidatos brasileiros. O dado sugere que temas internacionais continuam tendo menor capacidade de mobilização eleitoral do que questões econômicas e institucionais domésticas.

“Nem toda polêmica internacional consegue atravessar a fronteira do interesse popular.”

Reino Unido vive terremoto político

A inesperada crise envolvendo o governo britânico e a saída de Keir Starmer do comando do governo abre uma nova fase na política do Reino Unido. O episódio reforça como democracias consolidadas também enfrentam ciclos de instabilidade, desgaste de lideranças e pressão crescente da opinião pública digital.

“A hiperconectividade não poupa nem os governos mais tradicionais do mundo.”




imagem noticia

Supercentenária pernambucana completa 115 anos e é a sexta pessoa viva mais velha do mundo

22/06/2026

Mais de um século de vida. Uma grande família construída. E muitas histórias. Com uma vida que atravessou mais de um século, Beatriz Ferreira Duarte foi reconhecida como a segunda pessoa viva mais velha do Brasil.

115 anos

A supercentenária pernambucana completou 115 anos ontem, domingo (21/06) em uma festa ao lado de familiares e amigos, que mostra o momento dos parabéns.

Nasceu

Beatriz nasceu em Moreno, no Grande Recife, em 21 de junho de 1911. Ao longo da vida, cuidou da família que construiu ao lado do marido, Amaro Cipriano Duarte, que morreu há 36 anos. Atualmente, a família reúne três filhos vivos de um total de oito, além de sete netos, 12 bisnetos e dois tataranetos, um deles ainda em gestação.

Integra

Beatriz integra um grupo ainda mais restrito. No Brasil, somente uma pessoa é mais velha que ela: a alagoana Yolanda Beltrão de Azevedo, que também tem 115 anos, mas n...

imagem noticia

Mais de um século de vida. Uma grande família construída. E muitas histórias. Com uma vida que atravessou mais de um século, Beatriz Ferreira Duarte foi reconhecida como a segunda pessoa viva mais velha do Brasil.

115 anos

A supercentenária pernambucana completou 115 anos ontem, domingo (21/06) em uma festa ao lado de familiares e amigos, que mostra o momento dos parabéns.

Nasceu

Beatriz nasceu em Moreno, no Grande Recife, em 21 de junho de 1911. Ao longo da vida, cuidou da família que construiu ao lado do marido, Amaro Cipriano Duarte, que morreu há 36 anos. Atualmente, a família reúne três filhos vivos de um total de oito, além de sete netos, 12 bisnetos e dois tataranetos, um deles ainda em gestação.

Integra

Beatriz integra um grupo ainda mais restrito. No Brasil, somente uma pessoa é mais velha que ela: a alagoana Yolanda Beltrão de Azevedo, que também tem 115 anos, mas nasceu antes da pernambucana, em 13 de janeiro de 1911.

Os dados

Os dados são da LongeviQuest, uma organização internacional especializada na validação de registros de pessoas com mais de 110 anos, conhecidas como supercentenárias. Ainda segundo a instituição, apenas cinco pessoas vivas no mundo todo têm idade comprovadamente superior à de Beatriz.

O Poder




imagem noticia

Andy Burnham é favorito para substituir Keir Stamer no cargo de premiê do Reino Unido

22/06/2026

O político britânico Andy Burnham, ex-prefeito de Manchester, anunciou hoje, segunda-feira (22/06) que irá se candidatar à liderança do Partido Trabalhista, logo depois de Keir Starmer anunciar que vai renunciar ao cargo.

Agradeceu

Em uma publicação nas redes sociais, Burnham agradeceu a Starmer por sua liderança e disse: “Sua decisão marca o início de uma transição e é importante que esse processo seja conduzido de forma ordenada e responsável. Eu me candidatarei para fazer parte desse processo.”

Grande favorito

Considerado o grande favorito – e com o principal adversário em potencial, Wes Streeting, ex-secretário de Saúde, descartando-se da disputa – o ex-prefeito de Manchester é amplamente visto como o principal candidato a se tornar o próximo primeiro-ministro do país.

Concorreu

Andy Burnham já concorreu duas vezes, sem sucesso, à liderança do Partido Trabalhista, que atua...

imagem noticia

O político britânico Andy Burnham, ex-prefeito de Manchester, anunciou hoje, segunda-feira (22/06) que irá se candidatar à liderança do Partido Trabalhista, logo depois de Keir Starmer anunciar que vai renunciar ao cargo.

Agradeceu

Em uma publicação nas redes sociais, Burnham agradeceu a Starmer por sua liderança e disse: “Sua decisão marca o início de uma transição e é importante que esse processo seja conduzido de forma ordenada e responsável. Eu me candidatarei para fazer parte desse processo.”

Grande favorito

Considerado o grande favorito – e com o principal adversário em potencial, Wes Streeting, ex-secretário de Saúde, descartando-se da disputa – o ex-prefeito de Manchester é amplamente visto como o principal candidato a se tornar o próximo primeiro-ministro do país.

Concorreu

Andy Burnham já concorreu duas vezes, sem sucesso, à liderança do Partido Trabalhista, que atualmente governa o Reino Unido. Agora, a vitória decisiva em uma eleição parlamentar suplementar e a renúncia do primeiro-ministro Keir Starmer o aproximam não apenas deste objetivo, como também da possibilidade de se tornar chefe-de-governo.

O Poder




imagem noticia

Sobrou o Brasil, por Marcelo Tognozzi

22/06/2026

O Brasil acabou cercado por governos de direita. A partir de 7 de agosto, Abelardo de La Espriella (Defensores da Pátria), 47 anos, comandará a Colômbia depois de campanha dura, permeada de violência. Há exatamente 1 ano, o pré-candidato conservador Miguel Uribe Turbay foi assassinado durante ato político em Bogotá.

Forte polarização

A forte polarização entre os apoiadores do presidente Gustavo Petro (Pacto Nacional) e do candidato Ivan Cepeda, também veio acompanhada de confrontos armados entre dissidentes das FARC e dos guerrilheiros ligados ao ELN (Exército de Libertação Nacional) e aos narcos. Foram muitos os mortos nas áreas rurais.

Polarização

Todo o Cone Sul vive uma polarização, com a esquerda fazendo das tripas coração para se manter no poder e, quando derrotada, tenta desestabilizar os eleitos, como acontece na Bolívia. O ex-presidente Evo Morales teima em fomentar protestos contra o presidente Rodrig...

imagem noticia

O Brasil acabou cercado por governos de direita. A partir de 7 de agosto, Abelardo de La Espriella (Defensores da Pátria), 47 anos, comandará a Colômbia depois de campanha dura, permeada de violência. Há exatamente 1 ano, o pré-candidato conservador Miguel Uribe Turbay foi assassinado durante ato político em Bogotá.

Forte polarização

A forte polarização entre os apoiadores do presidente Gustavo Petro (Pacto Nacional) e do candidato Ivan Cepeda, também veio acompanhada de confrontos armados entre dissidentes das FARC e dos guerrilheiros ligados ao ELN (Exército de Libertação Nacional) e aos narcos. Foram muitos os mortos nas áreas rurais.

Polarização

Todo o Cone Sul vive uma polarização, com a esquerda fazendo das tripas coração para se manter no poder e, quando derrotada, tenta desestabilizar os eleitos, como acontece na Bolívia. O ex-presidente Evo Morales teima em fomentar protestos contra o presidente Rodrigo Paz, que foi obrigado a usar a força para conter as tentativas de derrubar seu governo.

Não terá vida fácil

Espriella não terá vida fácil. A começar pelas negociações que terá de fazer com os partidos de centro e de direita num Congresso onde ninguém tem maioria. Não será tarefa simples para alguém que nunca exerceu o poder, mesmo tendo aliados importantes, como o ex-presidente Alvaro Uribe, que declarou abertamente o voto em Espriella.

Dividida

A Colômbia está dividida, assim como a Bolívia, o Brasil, ou o Peru, onde Keiko Fujimori acaba de ser eleita presidente. Filha do ex-presidente Alberto Fujimori, cujo governo perseguiu e acabou com o grupo terrorista Sendero Luminoso. O líder senderista, Abimael Gusman, preso numa gaiola num cortejo que percorreu as ruas de Lima para não restarem dúvidas da sua captura. Fujimori acabou metendo os pés pelas mãos, foi impichado, fugiu para o Japão, depois condenado e acabou sendo preso quando viajou ao Chile. Morreu na Cadeia. Keiko derrotou Roberto Sanchez, candidato do ex-presidente de esquerda Pedro Castillo, preso por tentativa de golpe de estado.

Ambiente tenso

O governo de Aberlado de La Espirella começará num ambiente tenso, com uma forte oposição radical, que se acha dona das ruas e com o direito de criar todo tipo de problema. No primeiro turno, o presidente Petro disse que não reconhecia o resultado, no que foi acompanhado pelos próceres do Pacto Histórico. Mais tarde, Cepeda acabou vencido pelo bom senso. Mas neste domingo, logo após o pleito, Petro voltou a insinuar fraude eleitoral e a dizer que só os juízes diriam quem venceu de fato.

A vitória

Depois da vitória de Milei na Argentina, Kast no Chile, Noboa no Equador, Paz na Bolivia e Keiko no Peru, a onda de mudança varreu a América do Sul e o último o bastião da esquerda é o Brasil de Lula.

Os resultados

Os resultados na Colômbia e no Peru afetam diretamente o Foro de São Paulo, espécie de clube da esquerda latino-americana. A Venezuela, que durante muito tempo se aliou ao Brasil no financiamento do Foro, agora virou um protetorado dos Estado Unidos e Cuba está sendo consumida por sua própria decadência.

O nome

O nome disso é fim de ciclo. Não é uma questão meramente ideológica ou de empatia, mas de uma transformação da realidade que tirou a esquerda latino-americana da zona de conforto. Isso tem muito a ver com a influência de Trump, mas também com a fadiga de material depois de décadas de governos como os de Cristina Kirchner, Evo Morales, Lula e o Bolivarianismo.

Alternância no poder

A alternância no poder é um dos pilares da democracia. Pode demorar um pouco mais ou um pouco menos, mas sempre acaba chegando. Foi assim com Getúlio Vargas, que governou de 1930 a 1945, com os militares entre 1964 e 1985 e os Kirchner que ficaram entre 2003 e 2015.

Nossos vizinhos

Os resultados dos nossos vizinhos indicam que até a eleição de 4 de outubro teremos muitas emoções. Não é apenas o Brasil que está dividido. O continente inteiro rachou. Apertem os cintos. Até o fim da campanha será pressão o tempo todo.




imagem noticia

Messi e Mbappé entram em campo nesta segunda em busca de artilharia isolada da Copa

22/06/2026

A briga pelas vagas no mata-mata da Copa do Mundo 2026 promete, e hoje, segunda-feira (22/06), as favoritas França e Argentina entram em campo para selarem o acesso à próxima fase da competição.

Entram em campo

Os liderados por Messi são os primeiros a entrarem em campo, às 14h, no estádio AT&T, em Dallas, no Texas, contra a Áustria, em jogo válido pelo Grupo J.

Embalado

O time de Scaloni vem embalado depois de uma grande vitória sobre a Argélia em uma noite histórica para o camisa 10, que busca a artilharia geral de todas as edições do Mundial.

A França

Quem também briga no ranking é Kylian Mbappé. A França do atacante do Real Madrid joga às 18h, no Lincoln Financial Field, na Filadélfia, pelo Grupo I, contra o Iraque. Os venceram Senegal na estreia por 3 a 1, com dois gols do craque.


Noruega e Portugal

Noruega e Senegal se enfrent...

imagem noticia

A briga pelas vagas no mata-mata da Copa do Mundo 2026 promete, e hoje, segunda-feira (22/06), as favoritas França e Argentina entram em campo para selarem o acesso à próxima fase da competição.

Entram em campo

Os liderados por Messi são os primeiros a entrarem em campo, às 14h, no estádio AT&T, em Dallas, no Texas, contra a Áustria, em jogo válido pelo Grupo J.

Embalado

O time de Scaloni vem embalado depois de uma grande vitória sobre a Argélia em uma noite histórica para o camisa 10, que busca a artilharia geral de todas as edições do Mundial.

A França

Quem também briga no ranking é Kylian Mbappé. A França do atacante do Real Madrid joga às 18h, no Lincoln Financial Field, na Filadélfia, pelo Grupo I, contra o Iraque. Os venceram Senegal na estreia por 3 a 1, com dois gols do craque.


Noruega e Portugal

Noruega e Senegal se enfrentam às 21h também pelo Grupo I, no MetLife Stadium, em Nova Jersey. A Noruega é líder do grupo, à frente da França pelos critérios de desempate.

O último jogo

Fechando o dia e já avançando pela madrugada de terça-feira, Jordânia e Argélia se enfrentam pelo grupo J, na tentativa de pontuar para ficar com o terceiro lugar do grupo.

Agenda da Copa do Mundo nesta segunda-feira (22)
14h: Argentina x Áustria - Texas -
18h: França x Iraque - Filadélfia -
21h: Noruega x Senegal - Nova Jersey -
00h: Jordânia x Argélia - São Francisco

O Poder



imagem 2





imagem noticia

Inverno terá frio concentrado, chuva no Sul e tempo quente no Nordeste

22/06/2026

O inverno de 2026 começou oficialmente ontem, domingo, (21/06), 5h24 , no horário de Brasília — instante dono horário de Brasília — instante do solstício que traz a noite mais longa do ano —, e os primeiros dias gelados da estação devem aparecer logo na virada deste fim de semana, principalmente em boa parte do Centro-Sul do país.

Tendência

De acordo com a Climatempo, a tendência para o inverno é de um frio concentrado no início da estação, com chuva acima da média no Sul e pancadas fora de época no Sudeste e no Centro-Oeste.

Nordeste

No Norte e no Nordeste, o tempo deve ficar predominantemente seco e quente.
Julho deve ser o mês mais rigoroso. Duas fortes massas de ar frio são esperadas para o período — uma no meio e outra no fim do mês —, capazes de levar geada e temperaturas abaixo de zero ao Sul e a algumas áreas do Sudeste.

Ar frio

Uma dessas investidas polares pod...

imagem noticia

O inverno de 2026 começou oficialmente ontem, domingo, (21/06), 5h24 , no horário de Brasília — instante dono horário de Brasília — instante do solstício que traz a noite mais longa do ano —, e os primeiros dias gelados da estação devem aparecer logo na virada deste fim de semana, principalmente em boa parte do Centro-Sul do país.

Tendência

De acordo com a Climatempo, a tendência para o inverno é de um frio concentrado no início da estação, com chuva acima da média no Sul e pancadas fora de época no Sudeste e no Centro-Oeste.

Nordeste

No Norte e no Nordeste, o tempo deve ficar predominantemente seco e quente.
Julho deve ser o mês mais rigoroso. Duas fortes massas de ar frio são esperadas para o período — uma no meio e outra no fim do mês —, capazes de levar geada e temperaturas abaixo de zero ao Sul e a algumas áreas do Sudeste.

Ar frio

Uma dessas investidas polares pode empurrar o ar frio até as regiões de Goiânia (GO) e Brasília (DF), o norte de Minas Gerais e o extremo sul da Bahia.

Neve

A neve, sempre rara, tem mais chance de aparecer nas serras gaúchas e catarinenses nos primeiros dias da estação e ao longo de julho.
A primeira onda de frio, porém, chega antes disso. A previsão é de que uma forte massa de ar polar avance pelo interior do país entre os dias 22 e 30 de junho.

Primeira semana

A primeira semana de inverno começa com previsão de temporais na Região Sul do país, além da possibilidade de queda de granizo no Rio Grande do Sul. Segundo a Defesa Civil Gaúcha, as áreas mais afetadas ficam na parte Norte do estado. O alerta é válido entre a madrugada e a manhã desta segunda-feira (22/06).

Destaque

Já a partir de terça-feira (2/063), o destaque é para as baixas temperaturas. Uma massa de ar polar deve resultar em mínimas negativas e geada generalizada.

Como fica o tempo no Rio Grande do Sul
Na terça-feira (23), as mínimas variam entre -1°C e 9°C, com geada na maioria das regiões. As máximas oscilam entre 5°C e 14°C. Rajadas de vento aumentam a sensação de frio, e há condições para congelamento de pista na Serra.

Previsão para Santa Catarina

No estado vizinho, a segunda-feira também tem retorno de chuva e temporais, que começam durante a madrugada, nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, e se estendem para as demais regiões no decorrer do dia.

O Poder



imagem 2





Confira mais

a

Telefone/Whatsapp

Brasília

(61) 99667-4410

Recife

(81) 99967-9957

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site.
Ao utilizar nosso site e suas ferramentas, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Jornal O Poder - Política de Privacidade

Esta política estabelece como ocorre o tratamento dos dados pessoais dos visitantes dos sites dos projetos gerenciados pela Jornal O Poder.

As informações coletadas de usuários ao preencher formulários inclusos neste site serão utilizadas apenas para fins de comunicação de nossas ações.

O presente site utiliza a tecnologia de cookies, através dos quais não é possível identificar diretamente o usuário. Entretanto, a partir deles é possível saber informações mais generalizadas, como geolocalização, navegador utilizado e se o acesso é por desktop ou mobile, além de identificar outras informações sobre hábitos de navegação.

O usuário tem direito a obter, em relação aos dados tratados pelo nosso site, a qualquer momento, a confirmação do armazenamento desses dados.

O consentimento do usuário titular dos dados será fornecido através do próprio site e seus formulários preenchidos.

De acordo com os termos estabelecidos nesta política, a Jornal O Poder não divulgará dados pessoais.

Com o objetivo de garantir maior proteção das informações pessoais que estão no banco de dados, a Jornal O Poder implementa medidas contra ameaças físicas e técnicas, a fim de proteger todas as informações pessoais para evitar uso e divulgação não autorizados.

fechar