
Saúde - Princípio de incêndio atinge enfermaria do Hospital de Trauma de João Pessoa
12/05/2025 -
Um princípio de incêndio atingiu área interna do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, na noite de ontem, domingo (10/05). O foco ocorreu em uma das enfermarias da unidade, e alguns pacientes precisaram ser retirados do local como medida de segurança.
Controlado
Segundo informações do secretário Municipal de Saúde, Ari Reis, o incidente foi rapidamente controlado, sem registro de feridos. Os pacientes foram prontamente assistidos pela equipe médica da unidade.
Retirados
Os pacientes que estavam próximos ao local foram retirados de forma preventiva e levados para áreas externas do local, enquanto a equipe de segurança e apoio técnico do hospital atuou em busca do controle da situação. O Corpo de Bombeiros foi acionado e seguiu os protocolos de atendimento emergencial.
Nota
Segundo nota do hospital, todas as medidas de segurança foram adotadas de forma imediata, e o funcionamento da unidade não foi comprometido. As causas do incidente estão sendo investigadas.
Reforma
O secretário destacou que desde dezembro de 2024, o Hospital de Trauma passa por uma ampla reforma, com readequação da rede elétrica e de climatização, um investimento de 4 milhões de reais. A previsão é de que a primeira fase das obras seja concluída em agosto deste ano.
Reincidência
Esta não é a primeira vez que o Hospital de Emergência e Trauma enfrenta um episódio como este. Em 1º de dezembro de 2024, um incêndio mais grave atingiu a mesma unidade. Na ocasião, as chamas foram causadas por um curto-circuito em um ar-condicionado localizado na enfermaria do piso inferior. O incidente exigiu a evacuação completa do hospital, com alguns pacientes sendo transferidos para outras unidades de saúde.
Informou
A direção do hospital informou que, naquela ocorrência, a equipe da própria unidade atuou inicialmente para conter as chamas, até a chegada do Corpo de Bombeiros. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também prestou apoio aos pacientes e funcionários que foram afetados pela fumaça.
Investigação
As causas do princípio de incêndio registrado hoje ainda serão apuradas pelos órgãos competentes. A direção do Hospital de Emergência e Trauma informou que medidas preventivas estão sendo reforçadas para evitar novos incidentes, incluindo revisões nos sistemas elétricos e de climatização.
Referência
O Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa é referência no atendimento de urgência e emergência no estado, sendo um dos principais centros hospitalares da região. A instituição permanece em pleno funcionamento, sem prejuízos aos serviços oferecidos à população. (O Poder)