imagem noticia

Comece o dia bem informado

Mujica recebeu a mais alta honraria brasileira em 2024

14/05/2025 -

imagem noticia
José Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai que morreu ontem, 13/05, recebeu a mais alta honraria brasileira concedida a cidadãos estrangeiros. O líder uruguaio faleceu aos 89 anos, na capital Montevidéu. Em dezembro de 2024, durante visita ao Uruguai, o presidente Lula condecorou Mujica, com a medalha da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, a mais alta honraria brasileira. No encontro entre os 2 líderes sul-americanos, Lula classificou Mujica como “a pessoa mais extraordinária” entre todos os chefes de Estado que conheceu durante sua trajetória política. “Essa é a comenda mais importante do Brasil. Essa medalha que estou entregando ao Pepe Mujica não é pelo fato de ele ter sido presidente do Uruguai. Posso dizer que de todos os muitos presidentes que conheci, que tive amizade, o Pepe é a pessoa mais extraordinária”, disse o presidente brasileiro ao entregar a medalha à Mujica. O encontro aconteceu na chácara Mujica-Topolansky, propriedade em Montevidéu. “Eu agradeço, querido. Não sou um homem de prêmios e medalhas. Sou um homem do povo. Obrigado por termos nos encontrado nessa caminhada”, disse Mujica ao receber a honraria. Lula afirmou ontem, em Pequim, que pretende ir ao velório do ex-presidente “Pepe” Mujica.



Morre Divaldo Franco um dos principais líderes espíritas do Brasil

O médium e líder espírita Divaldo Franco morreu ontem à noite, 13/05, aos 98 anos, em Salvador. Ele lutava contra um câncer na bexiga desde novembro de 2024 e, teve falência múltipla dos órgãos. O óbito foi constatado às 21h45, quando Divaldo estava em sua casa, na sede da Mansão do Caminho, no bairro Pau da Lima. Ele estava em home care. Reconhecido como um dos principais líderes religiosos do Brasil, Divaldo começou a tratar o tumor assim que descoberto, ainda em fase inicial. Aos 98 anos de idade e 78 anos de oratória espírita, Divaldo atingiu a performance de mais de 20 mil conferências e seminários em 71 países, dos 5 continentes. Denominado Semeador de Estrelas e, segundo Chico Xavier, “tendo uma estrela na boca". Há 72 anos, em parceria com seu fiel amigo Nilson de Souza Pereira, 1924-2013, fundou a Mansão do Caminho, cujo trabalho de assistência social a milhares de pessoas carentes da Cidade do Salvador conquistou a admiração e o respeito da Bahia, do Brasil e do mundo. Natural de Feira de Santana, a 100 km de Salvador, colheu os frutos de todo esse trabalho ao se consagrar como uma das vozes mais respeitadas na área. Autor de mais de 250 livros, muitos deles psicografados a partir de histórias de diversos espíritos. Em 2015, ele ganhou uma biografia assinada pela jornalista Ana Landi. Divaldo Franco não deixou filhos biológicos, mas era reconhecido como pai de cerca de 685 pessoas que acolheu e instruiu ao longo dos anos na entidade espírita.



Copa Sul-Americana: Vasco perde para o Lanús na Argentina e fica fora da zona de classificação

Na noite de ontem, o Vasco acumulou mais um resultado negativo na temporada. Jogando longe de seu torcedor, o Cruz-Maltino perdeu por 1 x 0 para o Lanús, na Argentina e se complicou na tabela de classificação da Sul-Americana 2025. Com o placar adverso, o time fica na 3a posição e depende obrigatoriamente de uma vitória na próxima rodada para continuar na competição. Ramiro Carrera, aos 8 minutos do 2o tempo, foi o responsável por colocar a bola na rede do goleiro Léo Jardim e garantir a vitória dos hermanos. Com o triunfo, o time comandado Mauricio Pellegrino garantiu o 1o lugar do grupo G e já está classificado para as oitavas de final do torneio. Enquanto isso, o Vasco briga por uma vaga nos play-offs, disputados contra os eliminados da Libertadores. O jogo contra Lanús marcou a estreia de Fernando Diniz como técnico do Vasco.

Agenda do Presidente:

Observação: Devido ao fuso em Pequim, a primeira agenda terá início às 21h30 desta terça-feira no horário de Brasília

08h30 - Coletiva de imprensa

09h00 - Partida para Moscou

12h00 - Chegada em Moscou

15h00 - Partida para Brasília

22h50 - Chegada a Brasília - Base Aérea de Brasília

Manchetes da manhã:

- Pepe Mujica: fusca azul já recebeu oferta milionária de xeique árabe. Ex-presidente se recusou a entregar veículo em mais de uma oportunidade

- Mujica pediu para ser enterrado com Manuela, sua cadela que morreu em 2018

- Mujica: trajetória revela passado guerrilheiro, prisão brutal, austeridade no poder e alta popularidade

- Mujica perdeu dentes por tortura, comeu papel higiênico e bebeu xixi enquanto esteve preso

- Gaza: Israel intensifica bombardeios e deixa 70 mortos

- Terremoto de magnitude 6,3 atinge ilha na Grécia. Moradores do Egito também sentiram o tremor

- Irmãos Menendez: juiz troca prisão perpétua por pena mínima de 50 anos e abre caminho para liberdade condicional

- Bélgica: ameaça de bomba em avião interrompeu ontem voos em aeroporto

- Lula diz que pedirá a Putin para comparecer às negociações com a Ucrânia

- Lula: “Espero que Trump ajude a acabar com o geoncídio em Gaza”

- Lula foi questionado sobre pergunta que Janja teria feito a Xi Jinping sobre a rede social chinesa, TikTok

- Lula critica vazamento de conversa e diz que pergunta sobre TikTok foi dele: "só estavam meus ministros lá"

- Lula: Mujica mostrou "que luta política e doçura podem andar juntas"

- Ida de Lula ao Uruguai adiará reforma do setor elétrico, diz Silveira

- Marielle: PGR pede condenação de acusados pelo assassinato. É a última etapa antes do julgamento do processo

- Farra do INSS: investigação no DF revelou raiz do esquema anos antes do escândalo

- INSS abre prazo para vítimas de fraude contestarem descontos não autorizados

- INSS vai ressarcir segurados com valores corrigidos pela inflação, a serem restituídos pela associação

- PF: Fraude no INSS: “Reclame aqui” recebeu 29 mil reclamações em 3 anos

- BC: Mais de R$ 9 bilhões continuam 'esquecidos' nas instituições financeiras

- CPI das Bets: “Pode não ser ilegal, mas é imoral”, diz Soraya sobre Virginia Fonseca

- CPI das Bets: Moraes autoriza campeão de A Fazenda a ficar em silêncio. Rico Melquíades presta depoimento hoje

- Ancelotti: a CBF, vai pagar o valor de R$31 milhões de reais, caso técnico italiano vença a Copa do Mundo de 2026

- CBF: Ednaldo reúne presidentes de Federações, diz que está 'sob ataque' e faz cobrança em meio à pressão

- Libertadores: Universidad do Chile goleia o Carabobo por 4 a 0 e pressiona o Botafogo que recebe o Estudiantes hoje

- Libertadores: Fortaleza empata com Atlético Bucaramanga e perde chance de garantir vaga antecipada nas oitavas

- PE: Santa Cruz tem melhor início na Série D e impressiona com desempenho ofensivo e defensivo

- PE: Sport começa reformulação no elenco com saída de 4 jogadores, entre eles Matheus Alexandre

- MG: batida entre carreta e micro-ônibus deixa 9 pessoas mortas e 10 feridas na BR-251

- Ilha do Retiro: Sport comemorou 120 anos de história com missa, homenagens e bolo, com sócios, torcedores e dirigentes

- PE: eleitores que não votaram em 3 turnos consecutivos, não justificaram a ausência e não pagaram as multas têm até dia 19/05 para regularizar a situação

- TJPE confirma decisão que absolveu ex-governador João Lyra

- Brasileira é premiada com 'Nobel da Agricultura' por trabalho que mantém Brasil como 'celeiro do mundo'. Mariangela Hungria é considerada 'mãe da microbiologia' no Brasil

- Mortes no trânsito: taxa de morte de ocupantes de motos aumenta 12,5%

O recorte que, pela 1a vez, o Atlas da Violência 2025 fez sobre a mortalidade do trânsito brasileiro mostra que a vulnerabilidade das motos, aliada à má condução e à ausência de fiscalização, puxou para cima a tragédia no trânsito brasileiro. Mais uma vez. O Atlas confirma que o usuário da motocicleta é, atualmente, a maior vítima dos sinistros de trânsito, não é mais acidente de trânsito que se define, segundo o CTB e a ABNT, no Brasil. A taxa de mortes provocadas por sinistros de trânsito voltou a crescer de forma geral em 2023 no Brasil e chegou a 16,2 óbitos para cada grupo de 100 mil habitantes. Isso representa uma alta de 2,5% em comparação com 2022, quando o índice era 15,8. Mas são os ocupantes de motocicletas que dominam a lista de vítimas mortas no trânsito. Não só condutores, mas também passageiros. A taxa atingiu 6,3 mortes por 100 mil habitantes em 2023, o que equivale a alta de 12,5% ante 2022. Desde 2020, a taxa era mantida em 5,6. O crescimento da taxa de mortes com motocicletas no ano de 2023, apontada no Atlas, reflete os tempos atuais do delivery, do Uber e do 99 Moto. O Atlas aponta que esse crescimento se deve, entre outros fatores, ao aumento da frota de veículos, especialmente de motocicletas, sem o acompanhamento proporcional de investimentos em infraestrutura e gestão do trânsito.



Deseja receber O PODER e artigos como esse no seu zap ? CLIQUE AQUI.

Confira mais notícias

a

Contato

facebook instagram

Telefone/Whatsappicone phone

Brasília

(61) 99667-4410

Recife

(81) 99967-9957
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site.
Ao utilizar nosso site e suas ferramentas, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Jornal O Poder - Política de Privacidade

Esta política estabelece como ocorre o tratamento dos dados pessoais dos visitantes dos sites dos projetos gerenciados pela Jornal O Poder.

As informações coletadas de usuários ao preencher formulários inclusos neste site serão utilizadas apenas para fins de comunicação de nossas ações.

O presente site utiliza a tecnologia de cookies, através dos quais não é possível identificar diretamente o usuário. Entretanto, a partir deles é possível saber informações mais generalizadas, como geolocalização, navegador utilizado e se o acesso é por desktop ou mobile, além de identificar outras informações sobre hábitos de navegação.

O usuário tem direito a obter, em relação aos dados tratados pelo nosso site, a qualquer momento, a confirmação do armazenamento desses dados.

O consentimento do usuário titular dos dados será fornecido através do próprio site e seus formulários preenchidos.

De acordo com os termos estabelecidos nesta política, a Jornal O Poder não divulgará dados pessoais.

Com o objetivo de garantir maior proteção das informações pessoais que estão no banco de dados, a Jornal O Poder implementa medidas contra ameaças físicas e técnicas, a fim de proteger todas as informações pessoais para evitar uso e divulgação não autorizados.

fechar