
É Findi - Pensão Delmiro Gouveia, por Carlos Bezerra Cavalcanti*
17/05/2025 -
O Hotel Internacional do Derby, (pensão Delmiro Gouveia) representava no início do século passado, um dos mais requintados hotéis do Recife, cujos hóspedes ali chegavam conduzidos por barcos, a exemplo da pensão Landy, localizada do outro lado do rio.
Padrão Internacional
Muitos estrangeiros que chegavam ao Recife hospedavam-se nela. Para a escritora americana Marie Robinson Wright, em seu livro The New Brazil (1901): “o Hotel do Derby é perfeitamente moderno em todos os sentidos e orientado por um padrão metropolitano de serviço.”
O Incêndio no Derby
Na madrugada de 2 de janeiro de 1900, como é sabido, o Mercado do Derby foi, dolosamente, incendiado, um do hóspedes, testemunhou o diálogo entre os incendiários:” Vamos tocar fogo também ali (na Pensão) _ não, ali tem famílias”. Infelizmente com a desativação do antigo Mercado, e por interesses políticos contrários a Delmiro Gouveia, e ao bom senso, a Pensão foi desativada, sem se construir nada em seu local, que era ao lado da cabeceira leste da atual Ponte do Derby.

Pensão Delmiro vista por estrangeiros
A escritora americana Marie Robinson Wright em seu livro The New Brazil (1901) descreve esses tempos assim:
“Muitos estrangeiros visitam o porto de Pernambuco todo ano, e não é raro ver meia dúzia de nacionalidades representadas nos hotéis de seus atraentes subúrbios, especialmente no Derby, que é um dos mais pitorescos lugares que se pode imaginar, com bonitas casas, sombras de arvoredos, leve movimento das águas do rio, pequenas pontes artísticas semi-enterradas na vegetação das margens, e canoas alegremente pintadas deslizando na superfície da água. Este subúrbio goza da distinção de possuir um dos melhores hotéis da América do Sul; o Hotel do Derby é perfeitamente moderno em todos os sentidos e orientado por um padrão metropolitano de serviço.
*Carlos Bezerra Cavalcanti, sócio efetivo e benemérito do IAHGP
