
Termine o dia bem informado
Secretário de Trump admite “grande possibilidade” de sanção contra Moraes, STF
21/05/2025 -
Com a CNN
O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, afirmou hoje que o ministro Alexandre de Moraes, do STF, pode ser alvo de sanções norte-americanas. Marco Rubio afirmou durante audiência na Câmara dos Estados Unidos que medida contra o ministro brasileiro está sendo analisada.
Sanções
Rubio foi questionado pelo deputado republicano Cory Mills, Flórida, sobre a possibilidade de sanções contra Moraes, usando como base a Lei Magnitsky, legislação que permite aos EUA punir estrangeiros acusados de violações de direitos humanos.
“Isso está sob análise neste momento, e há uma grande possibilidade de que isso aconteça”, disse Rubio ao confirmar o questionamento do deputado.
Pressão
Parlamentares norte-americanos enviaram cartas ao presidente Trump e ao secretário Rubio solicitando a aplicação dessa lei contra o ministro brasileiro, alegando que ele teria transformado o sistema judicial do país em uma arma política.
Além disso
O Comitê Judiciário da Câmara dos Estados Unidos aprovou um projeto que pode barrar a entrada de Moraes no país.
O texto ainda precisa ser votado pelo plenário, que tem maioria de deputados republicanos, partido de Trump. É uma saia justa diplomática se formando.
O STF disse que não vai se pronunciar sobre o caso.