
Comece o dia bem informado
Setor elétrico: MP dá isenção da conta de luz até 80 kWh e permite que consumidor escolha o fornecedor
22/05/2025 -
O presidente Lula assinou a medida provisória, MP, que reforma o setor elétrico brasileiro com o objetivo de reduzir o custo da energia para a população e pequenos empresários. O texto prevê mudança da Tarifa Social, abertura de mercado, com liberdade de escolha de fornecedor para o consumidor comum, e distribuição mais justa do pagamento de encargos. “É preciso que a gente faça justiça numa coisa tão importante que é a energia para o consumo das famílias brasileiras”, disse Lula durante reunião no Palácio do Planalto.
A proposta é que haja a isenção de pagamento de tarifa de energia elétrica para famílias de baixa renda que consumam até 80 kWh por mês, o que chegaria a 60 milhões de pessoas. Os beneficiários são famílias do CadÚnico com renda mensal de até meio salário mínimo per capita, idosos com BPC e famílias indígenas e quilombolas do CadÚnico. Atualmente, a isenção completa do pagamento em caso de consumo de até 50 kWh. Cerca de 55 milhões de pessoas podem ser beneficiadas com redução de cerca de 12% na contas de energia.

Livre Mercado
Outro trecho da MP dá mais liberdade de escolha para o consumidor, inclusive residencial, em relação à origem da energia que ele irá consumir. A medida beneficia, principalmente, a classe média, acabando com o monopólio das distribuidoras, como ocorre hoje com operadoras de telefonia e internet, por exemplo. Residências e pequenos comércios, então, poderão escolher sua fonte de energia.