
Chuvas - Agência Pernambucana emite alerta de inundação do rio Amaraji, na Mata Sul de Pernambuco
22/05/2025 -
A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu, no final da noite de ontem, quarta-feira (21/05), um aviso hidrológico para o rio Amaraji, em Ribeirão, na Mata Sul do Estado.
Segundo a Apac, os municípios de Ribeirão e Gameleira foram afetados pelo extravasamento do rio, que atingiu a cota de inundação.
O aviso
O aviso foi emitido pela Apac às 22h35 de quarta-feira. "A Apac e a Defesa Civil permanecem monitorando e podem modificar o aviso caso necessário", disse a agência.
Os rios
Quatro rios de Pernambuco atingiram a cota de alerta para inundação nesta quarta-feira (21/05), segundo boletim da Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC). Os rios Amaraji, Jacuípe, Tapacurá e Capibaribe apresentaram elevação significativa no volume de água, acendendo o sinal de atenção em diversas cidades do estado.
Preocupa
Na Zona da Mata Sul, o Rio Amaraji preocupa nos municípios de Ribeirão, Amaraji e Gameleira. Já o Rio Tapacurá atingiu o nível de alerta em Vitória de Santo Antão. O Rio Jacuípe, monitorado em Jacuípe-AL, também entrou em cota de alerta, impactando diretamente localidades pernambucanas como Santa Terezinha, em Água Preta. Na Região Metropolitana do Recife, o Rio Capibaribe apresenta risco de transbordamento em São Lourenço da Mata, Camaragibe e na própria capital.
Cota máxima
Além dos rios em estado de alerta, o Rio Ipojuca atingiu a cota máxima de inundação nas imediações do Engenho Maranhão, em Ipojuca. Diante da situação, a APAC e a Defesa Civil seguem em alerta, monitorando o comportamento dos rios e a continuidade das chuvas, podendo emitir novos avisos a qualquer momento. (O Poder)