
Política - Alexandre Moraes manda PF ouvir Bolsonaro e Eduardo em até 10 dias
27/05/2025 -
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a Polícia Federal (PF) interrogue o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e seu filho, o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) em até dez dias.
A decisão
A decisão vem após a Procuradoria-Geral da República (PGR) pedir a abertura de uma ação contra o parlamentar por movimentações nos Estados Unidos contrárias ao Judiciário brasileiro e o ministro autorizar.
Justificou
Moraes justificou a convocação de Bolsonaro pelo pai ser o "responsável financeiro" do deputado nos EUA, além, segundo o magistrado, de ser "diretamente beneficiado pela conduta descrita".
Além dos dois, a PF também deve ouvir o deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ). O parlamentar foi quem protocolou representação criminal contra Eduardo sobre o tema.
Afirmou
Nas redes sociais, Eduardo Bolsonaro afirmou haver um procurador-geral da República "agindo politicamente".
"Eu não mudei meu tom. Não há conduta nova. Há um PGR agindo politicamente. É por isso que reafirmo: no Brasil há um Estado de exceção, a 'justiça' depende do cliente, o processo depende da capa", escreveu Eduardo no X. "Por isso decidi ficar nos EUA, para estar livre e bem desempenhar a defesa das liberdades dos brasileiros, algo quase impossível de ser fazer no Brasil hoje", prosseguiu.