
Depoimento - Festival Internacional de Poesia de Havana e lembranças do escritor Hemingway
27/05/2025 -
Por Antônio Campos*
Estive, em 2011, em Cuba, para participar do Festival Internacional de Poesia de Havana, que, neste ano, chega à sua 31ª edição e acontece neste mês de maio, entre os dias 26 e 31.
Hemingway, por ti os sinos sempre se dobrarão.
Viajei também com o intuito de visitar os lugares frequentados por um dos escritores que mais admiro: Ernest Miller Hemingway. Na comitiva do festival, estava a poetisa Lucila Nogueira, já falecida, que foi curadora da Fliporto.
A casa de Hemingway em Cuba
Visitei a Casa Museu Finca Vigía, onde morou o escritor, além de visitar outros locais que ele frequentava. Foi ali que escreveu O Velho e o Mar, obra que, logo após seu lançamento, lhe rendeu o Prêmio Nobel de Literatura, em 1954.
Gregório Fuentes e El Capitan
Tive ainda a alegria de conhecer Gregório Fuentes, pescador e imediato do barco Pilar, de Hemingway, que hoje se encontra no Museu Finca Vigía, antiga residência do escritor. Chamava o escritor de El capitan.
O Mojito e o Daiquiri, bebidas que popularizou.
Como dizia Hemingway: “Meu mojito é no La Bodeguita del Medio e o meu daiquiri é na Floridita” — bebidas que ele ajudou a popularizar e que degustou bastante.
O Harry’s Bar
Ernest Hemingway também frequentava o Harry's Bar, em Veneza, onde surgiu a rede Cipriani e o coquetel Bellini. Também estive lá por mais de uma vez. Cipriani era um garçom que ganhou o bar de um eventual frequentador.
O maior campeonato de pesca de Marlin do mundo.
O Torneio Internacional de Pesca com Agulhas Ernest Hemingway, uma competição anual de pesca de marlim, é realizado em Cuba, com sede no Hemingway International Yacht Club, em Havana. O campeonato é inspirado no escritor e pescador, e o prêmio principal leva seu nome. É uma das pescas mais difíceis e bonitas do mundo. Tive a oportunidade de participar de uma, em um mês de setembro, em Fernando de Noronha. Inesquecível.
Fundação e sociedade literária.
Uma das maiores sociedades literárias do mundo é a que estuda a sua obra, The Hemingway Society. The Ernest Hemingway Foundation, em Illinois, EUA, é uma bela fundação, que se dedica a preservar a sua memória, tendo a proteção jurídica de sua obra e marca conduzida pelo grande escritório americano Baker McKenzie.

O homem pode ser destruído, mas jamais vencido.
Outro admirador de Hemingway e de O Velho e o Mar é José Maria Sultanum, da Pousada Zé Maria, em Fernando de Noronha, com quem tive longas conversas sobre o escritor e sua paixão pela pesca.
A frase "O homem pode ser destruído, mas jamais vencido" é uma das mais conhecidas do livro "O Velho e o Mar" de Ernest Hemingway, e expressa a ideia de que, embora um indivíduo possa ser destruído física ou psicologicamente, o espírito de luta e a resiliência humana não podem ser destruídos inteiramente ou apagados.
O vídeodocumentário Antônio Campos visita Ernest Hemingway e a palestra vida e obra do escritor.
Meus estudos e visitas aos locais ligados à vida de Hemingway, um dos escritores prediletos do meu pai, resultaram em um vídeo-documentário, que estou reeditando, intitulado Antônio Campos visita Ernest Hemingway, que já está postado no youtube premium há anos e que estou atualizando. Também apresento a palestra Ernest Hemingway: vida e obra.
O que importa?
Afinal, como disse Hemingway, esse grande escritor e contista:
“Quem estará nas trincheiras ao teu lado? – E isso importa? – Mais do que a própria guerra.”
27/05/2025
*Antônio Campos.
Advogado e escritor
