
Lula esteve em Caruaru a primeira vez em 1979 a convite do deputado federal Fernando Lyra
01/07/2025 -
Por Tavares Neto*
No dia 16 de junho de 1979, o líder metalúrgico Luiz Inácio da Silva, como era conhecido na época, veio visitar o seu estado Natal Pernambuco, que neste momento ficou muito conhecido depois da greve no ABC Paulista e terminou sendo preso no tempo da Ditadura Militar.
O novo líder
O deputado Fernando Lyra reuniu sindicalistas para ouvir o novo líder e o comerciante Abdias Bastos Lé,presidente do Partido Comunista em Caruaru que foi preso na Ditadura Militar ficou entusiasmado com o novo líder do sindicalismo no Brasil.
Participou
Luiz Inácio ainda participou com sindicalistas de reuniões em Quipapá,Calçados,Paranatama ,Guaranhus e Caétes, na época que nasceu era chamada de Vila São Caetano, e era do distrito de Garanhus.
Entrevista
Em Caruaru prestou entrevista ao repórter Tavares Neto da Rádio Cultura do Nordeste. Nessa entrevista, disse que o ex governador Miguel Arraes de Alencar para ele o único governador que tentou fazer alguma coisa pelos trabalhadores e por isso foi deposto e preso e foi para o exílio acusado de ser subversivo.
O deputado
O deputado federal Fernando Lyra prestou entrevista dizendo que esteve em São Bernardo dos Campos e a sua presença em Pernambuco mantendo contatos com os trabalhadores significa, a identidade do líder metalúrgico com a grande frente da oposição hoje representada pelo MDB.
O trabalhador
No Diário de Pernambuco, Lula prestou entrevista ao jornalista Sérgio Augusto Silveira e disse que os trabalhadores tradicionais querem dar o peixe ao trabalhador, “nós queremos ensinar os trabalhadores a pescar.”
Lembrou
Lembrou que nenhum dos partidos do passado o entusiasmou nem o próprio PC, que não foi obra dos trabalhadores, mas um negócio imposto à classe trabalhadora.
Segundo ele, alguns partidos que se dizem representantes da classe trabalhadora, nunca o foram, porque não nasceram dela. O mal crônico, na sua opinião, é que no Brasil as coisas sempre foram criadas de cima para baixo.
*Tavares Neto é jornalista e radialista.
