
Mobilidade urbana - Novo sistema viário do Cais José Estelita entra em funcionamento na área central do Recife
02/07/2025 -
Começa a funcionar hoje, quarta-feira (02/07 o novo sistema viário do Cais José Estelita, na área central. Com isso, os dois sentidos da pista da Avenida Engenheiro José Estelita serão definitivamente fechados para a construção do novo parque urbano do Recife, que terá dez hectares de área pública.
O fluxo
Com a introdução do novo sistema viário, o fluxo de veículos será dirigido para as seis faixas - três em cada sentido - construídas na área adjacente ao empreendimento imobiliário localizado no Cais. A mudança já começou na manhã desta quarta-feira.
Fluxo
Com o novo sistema viário, o fluxo de veículos será levado para as seis faixas, três em cada sentido, construídas na área dos prédios do Projeto Novo Recife.
Avenidas
Conforme explicou a prefeitura de Recife, serão duas avenidas paralelas, uma mais próxima à Bacia do Pina, no sentido Zona Sul-Centro; e outra no sentido Centro-Zona Sul - adjacente à área onde funcionará o futuro Parque da Memória Ferroviária e chamada de Avenida Senador Francisco Pessoa de Queiroz. Os condutores que vêm do Centro em direção à sentido Zona Sul serão desviados logo após os armazéns do Cais José Estelita para a nova via. Já os que vêm no sentido oposto pegam o desvio logo após o Cabanga Iate Clube.
Retorno
A presença de retornos entre quadras facilitará a redistribuição do fluxo e reduzirá deslocamentos desnecessários, o sistema também contará com ciclovias e calçadas mais largas e niveladas com impacto direto na fluidez viária. Quando o novo parque for entregue, haverá o prolongamento da Avenida Dantas Barreto, criando um eixo direto entre a Praça da República e o mar, com travessia nivelada para pedestres, permitindo que quem caminhe pelas calçadas da Dantas Barreto siga diretamente até a orla.
Intervenções
Todas as intervenções viárias foram realizadas pelos empreendedores do projeto imobiliário localizado no entorno, com custo total de R$ 50 milhões. “Além da melhoria na fluidez e conectividade entre o Centro e a Zona Sul da cidade, o projeto traz um novo tratamento para a mobilidade ativa, através da criação de novas calçadas, travessias elevadas e novas ciclovias”, explica a presidente da CTTU, Taciana Ferreira. Agentes e orientadores de trânsito estarão no local durante os primeiros dias da mudança. (O Poder)
