
Opinião - Turismo não tem nada a ver com ideologia. Vale conhecer Cuba? por Natanael Sarmento*
02/07/2025 -
Cuba com 11 milhões de habitantes e área de 109 884 km² está entre os 25 destinos turísticos mais procurados. Ademais do bloqueio comercial imposto pelos EUA para desestabilizar o governo da Revolução que perdura por mais de 60 anos, o setor turístico sofreu drasticamente os efeitos do isolamento da pandemia do Covid-19. Em 2019 recebia 4,2 milhões de pessoas visitavam a ilha caribenha, caindo para menos de metade.
Pós-pandemia
Recuperar o fluxo do turismo é prioridade governamental, mormente com a sinalização de adesão aos Brics – grupo de países de mercado emergente, Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – que busca espaço numa nova ordem mundial. Nesse sentido, Cuba abre possibilidades para investimentos empresariais de operadores de turismo, serviços hoteleiros, companhias aéreas e outros da rede.
Infraestrutura e segurança
Dez aeroportos internacionais, segurança e pessoas treinadas em escolas de excelência são atrativos para investidores. E as belezas naturais, culturais de vilas e cidades patrimônios da humanidade tombados pela Unesco são grandes atrativos para o turismo. A história da ilha colonial espanhola e da revolução de Fidel desfilam nas ruas de Havana para regozijo dos turistas. A alegria e a solidariedade dos cubanos tornam a visita ao país sem par e inesquecível até para os turistas mais viajados do mundo.
Passeios memoráveis
Arquitetura, ruas e praças de Havana colonial e de outras cidades antigas podem ser desfrutadas com segurança e acompanhadas de guias especializados. Os custos são mais baixos que qualquer roteiro do gênero. Edificações seculares - Catedral (1777), Praça das Armas (1519), Praça Velha e de São Francisco, num passeio a custo de 95,00 reais, exemplifica.
Carros antigos clássicos
Passear nos antigos modelos de automóveis de meados do século passado pelos bairros mais distantes do centro de Havana, visitar o Malecón, o Bosque de Havana e a Praça da Revolução custa 420 reais por veículo com 4 lugares.
Viñales
A paisagem escultural de formações rochosas (mogotes) da província Piñar Del Rio alcança 300 metros, sendo protegida pela Unesco. A região produz o tabaco dos famosos charutos (custo: 500,00 reais por pessoa).

Buena Vista Show
Conhecer a noite de boemia e das músicas e ritmos cubanos, mundialmente famoso através do conjunto Buena Vista Social Clube, com ou sem bebidas alcóolicas inclusas, não ultrapassa os 35 dólares, por pessoa.

Turismo Ciclístico
Passear durante o dia em bicicletas mecânicas ou elétricas a escolha do turista, conhecer roteiros temáticos, na capital ou vilas rurais do interior, pagando cerca de 400,00 reais per capta.
Cayo Blanco
Ilhota de extraordinária ecologia com preservação de manguezais, corais.Com locais apropriados aos mergulhos e banhos. Os golfinhos são atrações do trajeto nas embarcações seguras e animadas músicas, serviço de open bar, R$ 620,00 reais por pessoa.
Cueva Saturno
Piscina natural a cerca de 20 km de Varadouro, são formações rochosas subterrâneas submersas com até 22 metros de profundidade, ideais para mergulhos. Custo de R$ 180,00, por pessoa.
Trinidad
Cidade colonial do século XVI, patrimônio da Unesco, igrejas barrocas, praças históricas e charmosas tabernas para degustação de mariscos e drinks. O “Vale dos Engenhos” a poucos quilômetros do centro de Trinidad, é o principal centro da produção açucareira de Cuba. No “Mirante del Vale” é imperdível o passeio nas tirolesas. Casarões de antigas fazendas nos levam ao passado. E a cereja do bolo o banho nas águas cristalinas e calientes na Playa Ancón” de areias brancas, ao Sul de Tinindad.

Vencer barreiras
As companhias aeroviárias não possuem voos diretos Brasil-Cuba. Pensamos que é uma oportunidade de ouro para governadores e empresários sem as orelhas do Midas. Quem conseguir primeiro vai se beneficiar. São milhares de turistas brasileiros e de países vizinhos. O cavalo selado não passa duas vezes na mesma porta. Porque Cuba é bela e o povo cubano acolhedor e extraordinário, vale muito a pena visitar e conhecer a Maior Ilha das Antilhas.
(Fonte dados turismo: dicascuba@gmail.com - www.dicascuba.com.br – Rua dos andradeas, 718 sala 701 –Centro Porto Alegre RS.)
*Natanael Sarmento é professor e escritor. Do Diretório Nacional da Unidade Popular Pelo Socialismo – UP.
NR - O Poder estimula o livre debate de ideias. Os textos assinados refletem a opinião dos seus autores.

Confira mais notícias
Ao utilizar nosso site e suas ferramentas, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Jornal O Poder - Política de Privacidade
Esta política estabelece como ocorre o tratamento dos dados pessoais dos visitantes dos sites dos
projetos
gerenciados pela Jornal O Poder.
As informações coletadas de usuários ao preencher formulários inclusos neste site serão utilizadas
apenas para
fins de comunicação de nossas ações.
O presente site utiliza a tecnologia de cookies, através dos quais não é possível identificar
diretamente o
usuário. Entretanto, a partir deles é possível saber informações mais generalizadas, como
geolocalização,
navegador utilizado e se o acesso é por desktop ou mobile, além de identificar outras informações
sobre
hábitos de navegação.
O usuário tem direito a obter, em relação aos dados tratados pelo nosso site, a qualquer momento, a
confirmação do armazenamento desses dados.
O consentimento do usuário titular dos dados será fornecido através do próprio site e seus
formulários
preenchidos.
De acordo com os termos estabelecidos nesta política, a Jornal O Poder não divulgará dados
pessoais.
Com o objetivo de garantir maior proteção das informações pessoais que estão no banco de dados, a
Jornal O Poder
implementa medidas contra ameaças físicas e técnicas, a fim de proteger todas as
informações pessoais para evitar uso e divulgação não autorizados.