
Artesanato - 25ª edição da Feira Nacional de Negócios começa nesta quarta e celebra sua história em Pernambuco
09/07/2025 -
Espaços expositivos, oficinas e empreendedorismo. A 25ª edição da Feira Nacional de Negócios de Artesanato (Fenearte) começa hoje, quarta-feira (09/07) e segue até o dia 20 de julho no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Além do comércio de artesanatos do Brasil e do mundo, a feira também traz programação cultural diversificada. O palco "Pernambuco Meu País", montado dentro da Fenearte, recebe mais de 70 atrações musicais.
Irá reunir
A 25ª edição da Fenearte irá reunir, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, mais de cinco mil artesãos, expositores e empreendedores do estado, do Brasil e do exterior.
Disponíveis
Durante os 12 dias da feira de artesanato, ficam disponíveis 700 espaços de comercialização distribuídos ao longo do pavilhão do Centro de Convenções e que reúnem mais de 5 mil artesãos, expositores e empreendedores. O horário de funcionamento é das 14h às 22h em dias de semana e das 10h às 10h, aos sábados e domingos.
Realizada
A Fenearte é realizada pela Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe) e, neste ano, reverencia sua história, sob o tema “A Feira das Feiras”, que também faz uma alusão às feiras livres, espaços onde circulam as artes, os saberes e sabores tradicionais, que inspiram o evento.
A programação
A programação da Feira terá mostras, exposições, bate-papos, lançamentos de livros, shows, oficinas, desfiles de modas e aulas gastronômicas.
Espaços
Espaço nobre da Fenearte, a Alameda dos Mestres traz 63 mestres, mestras e herdeiros daqueles que marcaram a arte através de seus saberes e criações. Pela primeira vez, o espaço não contará com a presença de dois importantes nomes: Tiago Amorim, que estará em pôster exclusivo desta 25ª edição, e J. Borges, falecido em julho de 2024, cujo traçado está marcado na cenografia do evento.
Integram
Também integram os espaços expositivos da 25ª Fenearte os salões de Arte Popular Ana Holanda, de Arte Popular Religiosa, de Artes Sustentáveis e Pernambuco Faz Design, novidade deste ano.
Oficinas
A Fenearte também vai oferecer 13 oficinas gratuitas, que acontecerão diariamente, de manhã e à tarde. Cada atividade terá duração de três horas e capacidade de até 10 pessoas. Os interessados poderão aprender, entre outros conhecimentos: xilogravura, fabricação de instrumentos musicais com material reciclado, modelar barro, bonecos de mamulengo, vivências de olaria e transformação de resíduos eletrônicos em arte. (O Poder)

Crédito das fotos: Nivaldo Fran/DP