
Justiça - Mendonça vai relatar ação que tenta paralisar processo sobre suposto plano de golpe
14/07/2025 -
O ministro André Mendonça, do STF (Supremo Tribunal Federal), será relator de uma ação protocolada pela defesa de Filipe Martins, ex-assessor para assuntos internacionais de Jair Bolsonaro (PL), que tenta atrasar o andamento do inquérito sobre a elaboração de um suposto plano de golpe de Estado no país.
Sorteado
André Mendonça foi sorteado como relator de uma ação que pode paralisar o processo sobre a tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.
Ação
A ação foi protocolada pelo advogado Jeffrey Chiquini, que atua na defesa do ex-assessor presidencial Filipe Martins.
Questiona
A defesa de Filipe Martins questiona a atuação do ministro Alexandre de Moraes, que é o relator do inquérito que tramita na Primeira Turma do STF, o acusando de não ter respeitado a legítima defesa do ex-assessor e tirando dele, direitos básicos, como a permissão para realizar entrevistas, por exemplo.
Alega
Além disso, alega também que as oitivas foram realizadas sob "fundamentos que afrontam diretamente os direitos à ampla defesa, ao contraditório e à prova exculpatória".
Publicada
A relatoria de Mendonça, ministro indicado ao cargo pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, para a ação foi publicada no final de semana, por meio de uma certidão. Moraes foi excluído desse processo específico, já que a ação foi apresentada contra ele.