
Termine o dia bem informado
Trump ameaça tarifa de 100% se Rússia não firmar cessar-fogo com Ucrânia em 50 dias
14/07/2025 -
O presidente dos EUA, Donald Trump, ameaçou aplicar tarifas de 100% à Rússia se não houver um acordo de cessar-fogo com a Ucrânia dentro de 50 dias. Em encontro na Casa Branca hoje, 14/07, Trump disse que a Ucrânia “quer fazer algo”, mas o governo russo não. “Nós vamos aplicar tarifas secundárias se não tivermos um acordo em 50 dias, e nós vamos com 100%. É o jeito, não tem como ser mais simples, essa é a maneira. Eu espero que eu não tenha que fazer isso”, afirmou o presidente norte-americano

“Tarifas secundárias”
A declaração se deu ao lado do secretário-geral da Otan, Organização do Tratado do Atlântico Norte, Mark Rutte. Trump alegou que já teve diversas conversas para a paz na Ucrânia, mas “os mísseis continuam indo a Kiev” e matando civis. O termo “tarifas secundárias” se refere a taxas aplicadas aos países que negociam com a Rússia. Nessa ameaça, países como China e Brasil poderiam ser afetados, pois mantêm trocas comerciais com o governo russo. A fala do republicano não deixa claro quanto e a quem seriam atribuídas de fato as taxas. Trump, ao utilizar o termo, se refere a tarifas de 100% à Rússia, e sanções econômicas aos parceiros.
Além da ameaça, o presidente dos EUA também anunciou a venda de mísseis e armamentos militares de forma indireta à Ucrânia. A Otan compraria equipamentos para a Europa, que direcionaria para o exército ucraniano. Trump mencionou armas anti-mísseis como parte do pacote.