
Dia dos Pais, por José Severino do Carmo*
09/08/2025 -
Dia Dos Pais.
Do meu pai!
Do seu,
dos nossos pais.
Embora todo dia seja dia de amar, respeitar, reconhecer o valor do pai, somente em 1909, em Washington, nos Estados Unidos, Sonora Smart Dodd, num gesto louvável, resolveu homenagear seu pai William Jackson Smart, um veterano de guerra que, sozinho, criou 6 filhos, após a morte de sua esposa.
Primeira comemoração
A primeira comemoração do dia dos pais ocorreu em 19 de junho de 2010 e, em 1972, o presidente Richard Nixon sancionou uma lei tornando feriado nacional o terceiro domingo de junho.
No Brasil, o evento foi criado no dia 16 de agosto de 1953, dia de São Joaquim, pai de Maria e avô de Jesus, pelo publicitário Sylvio Bering, diretor do Jornal e da Rádio Globo.
A razão da iniciativa surgiu no intuito de melhorar as vendas do comércio, já que agosto era considerado um mês fraco de vendas. Em seguida, passou-se a comemorar a efeméride no segundo domingo de agosto, com ocorre até hoje.
Com fins comerciais ou não, não deixa de ser oportuna a comemoração de um dia dedicado àquele que nos deu a vida.
Reflexão
E para quem ainda tem o seu pai ou, infelizmente, não conta mais com a presença de seu ente mais querido, esse dia serve sempre para uma reflexão. Até mesmo você que é pai, pare para entender o significado da palavra. O dia é seu, faça dele um memorável dia. Como?
Reflita...
*José Severino do Carmo. Membro da União Brasileira de Escritores-UBE; das Academias Pesqueirense, Caruaruense de Letras e Caruaruense de Cordel.