
Transnordestina - A viabilidade de uma estrutura logística de cargas no Araripe
19/08/2025 -
Por Daniel Torres Araripe*
A ferrovia Transnordestina está se tornando cada vez mais uma realidade para Pernambuco. Refiro,me ao ramal ligando o Piauí ao Ceará em direção ao Porto de Pecém. Pernambuco no que diz respeito ao ramal Salgueiro Suape ficou de fora devido a inércia das lideranças estaduais que deixaram isso acontecer, fizeram pouco ou quase nada para reverter o quadro. Hoje se fala no retorno dessa obra, porém, se voltar, vai demorar a sua conclusão. Segundo a Infra S/A, esforços que estão sendo feitos para que haja o reinício da construção do ramal rumo ao Porto de Suape preveem a conclusão da obra em 2029. O que, neste momento, não passa de projeções.

Ferrovia Piauí Porto de Pecém
Obra com 75% concluída e em andamento com recursos garantidos. Segundo o presidente da TLSA – Transnordestina Logística S.A, Tufi Daher Filho, ainda este ano se dará o transporte das primeiras cargas de grãos do Piauí ao Ceará. Mediante essa realidade a região território Araripe Pernambuco, Piauí e Ceará (Pepice), apresenta as melhores condições de viabilidade econômica e social para implantação de um porto seco ao longo da ferrovia. Entre outros pretendentes sobressaímos, representamos 2% no PIB do Estado, enquanto Salgueiro outro pretendente representa a metade 1%. Nós produzimos, no Sertão Central não se produz nada.
Indo mais além a região do território do Araripe apresenta não só a viabilidade deste modal ferroviário devido a produção do gesso, mais como também outras cadeias produtivas. Na tríplice fronteira existe um grande potencial econômico do lado do Ceará propriamente no município de Araripe, na Chapada do Araripe surge uma nova fronteira agrícola na produção de soja, algodão e mandioca, empresários do agro mato-grossense. estão investindo muito na aquisição de terras, já se falam em 20 mil hectares. O Araripe do lado pernambucano já é a segunda bacia leiteira do Estado produzindo cerca de 400 mil litros de leite diariamente. Existe ainda na mesma região do Pernambuco um grande potencial de produção de calcário para cimenteiras, estudos revelam reserva de 1.500.000 m3. Perspectivas de implantação do Canal9 do Sertão projeto em discussão que prevê irrigar 120 mil hectares de terras no sertão, destinado a fruticultura e produção de cana e de biocombustível. Viabilidade na Chapada do Araripe pernambucano de um polo avícola devido clima ameno. O Araripe no lado piauiense existe a possibilidade do retorno da produção de uma grande fábrica de produção de cimento localizada na cidade de Fronteiras – PI, que em franca produção produzia 45 mil sacos de cimento por dia. Como também a exploração de mármore reserva existente na mesma região e que já está sendo explorada e o produto é enviado via caminhão para o Estado do Espírito Santo e de lá embarcado para Europa via portos de Vitória e Tubarão.
A Transnordestina Logística S.A - Tlsa, concessionária da ferrovia na construção e na operacionalização, recentemente sinalizou que está no projeto a implantação de um Porto Seco no Sertão do Araripe, propriamente entre os municípios de Trindade e Araripina, pelo potencial do polo gesseiro. Em recente Seminário Conexões Transnordestina – A Ferrovia que Mudará Pernambuco, organizado pelo Portal Movimento Econômico e pela Sudene, realizado na cidade de Araripina, foram apresentadas todas as potencialidades econômicas do território do Araripe PE-PI-CE. Citadas as cadeias produtivas que viabilizam a instalação deste empreendimento. Que poderá não ser apenas um porto seco visando as exportações, mas um centro logístico industrial o chamado Clian, um empreendimento privado muito mais amplo voltado não só para o mercado externo como para o mercado doméstico nacional. Este modelo de Centro Logístico Industrial visa não só a gestão de distribuição de cargas, mas a instalação de empresas de vários segmentos industriais para produzirem na região. E, a partir daí, atender todo o mercado brasileiro principalmente o Nordeste. Com produtos distribuídos através da ferrovia. Isso
, sem sombra de dúvidas, levará desenvolvimento para a região, com geração de milhares de empregos e renda. Podemos citar exemplo semelhante como a estrutura criada em Anápolis-GO.

Região do Araripe centro do Nordeste
A região é situada no centro do Nordeste. O local onde se propõe instalar o porto seco no Araripe fica a poucos quilômetros do entroncamento das BRs 316 e 122, ligando Pernambuco ao Piauí e Maranhão, Pernambuco ao Ceará e Bahia.

Ramal da fruticultura alternativa
Estando fora do traçado original da Transnordestina o polo da fruticultura de Petrolina e região, é motivo de estudos pela Sudene e UFPE de uma alternativa de um ramal ferroviário, ligando Petrolina a Salgueiro, que não é direto a Salgueiro, é via Parnamirim depois Salgueiro extensão de 237 km.
Como a concepção do projeto da Transnordestina é integrar cadeias produtivas gerando grandes volumes de cargas, aqui sugerimos o ramal da fruticultura via porto seco em Trindade beneficiando o potencial de exploração de calcário que fica na região de Ouricuri. O traçado Petrolina Parnamirim passa por um local chamado trevo de Jutaí e de lá Parnamirim margeando a PE 555 chamada a rodovia do bode. Animal que não anda de trem. Pelo traçado que estamos sugerindo, tem a mesma distância, 237 km de extensão em linha reta. E vai beneficiar diretamente o polo de calcário.
O Araripe não pode ver o bonde apenas passar
Lamentamos a exclusão do ramal Salgueiro a Suape, Pernambuco perde muito. Porém a realidade nos mostra outra opção no momento viável que é o ramal Piauí ao Porto de Pecém - Ceará, lógico passando pela região do Araripe. Então. a região tem que se preparar para tirar proveito da ferrovia para que a mesma traga desenvolvimento econômico e social. Esperamos por muito tempo por essa obra, agora não podemos ficar lamentando o porquê do outro ramal não estar concluído.
*Daniel Torres Araripe é empreendedor social e presidente da Adesa - Agência de Desenvolvimento Econômico e Social do Araripe.
NR - Os artigos assinados expressam a opinião dos seus autores. O Poder defende outro projeto para a construção da Transnordestina mas estimula o confronto de opiniões e a diversidade de ideias. Sobre o tema, ver
https://www.opoder.com.br/noticias/25986/analise-a-retomada-da-transnordestina-esta-sendo-proposta-no-rumo-errado-ainda-e-tempo-de-corrigir-por-jose-nivaldo-junior