
Educação- Lançado programa que garante pão e livro a população de rua do Recife
20/08/2025 -
A Prefeitura do Recife lançou, ontem, terça-feira (19/08), Dia Nacional da Luta da População em Situação de Rua, um programa pioneiro no país que une educação, letramento e qualificação profissional à população em situação de rua.

Oferta
Segundo a gestão, o grande diferencial da iniciativa é a oferta de bolsas de estudos mensais, garantindo suporte financeiro para que os participantes possam permanecer no processo de escolarização e formação profissional.
Promovido
O programa é promovido pela Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome, em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
O lançamento
O lançamento contou com uma aula inaugural, realizada no Compaz Escritor Ariano Suassuna, que reuniu 30 inscritos na modalidade “Iniciante”. Durante a atividade, foram entregues kits compostos por mochila, caderno, caneta, garrafa, boné e fardamento para todos os alunos.

Compromisso
O evento também teve falas da secretária Pâmela Alves, do coordenador estadual do Movimento Nacional da População de Rua, Jailson dos Santos, e do prefeito João Campos, que reforçou o compromisso da gestão com políticas de inclusão profissional. A primeira fase do programa recebe um investimento de cerca de R$ 306 mil.
Oferece
A iniciativa oferece bolsas em quatro modalidades: “Iniciante”, destinada a quem está ingressando na escolarização e participa das atividades educativas iniciais, no valor de R$ 200.
Envolve
A execução do programa envolve diferentes frentes. A Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome é responsável pela concessão das bolsas e pela mobilização dos participantes, enquanto a UFRPE contribui com a qualidade da formação, por meio do Programa de Educação Tutorial (PET), no eixo Letramento, e do Grupo de Pesquisa em Educação, Linguagens e Práticas Pedagógicas, que apoiaram a construção metodológica e a formação dos educandos.
Censo
De acordo com o Censo da População em Situação de Rua do Recife, 22% das pessoas nessa condição não sabem ler e escrever, e apenas 15% concluíram o Ensino Médio. Além disso, 48% não possuem ocupação laboral, sendo que 37% estão sem trabalho há mais de 10 anos.
Surge
Diante desse cenário, o Pão e Letra surge como uma estratégia essencial para ampliar o acesso à educação e promover a cidadania, oferecendo um suporte financeiro que contribui para a permanência dos beneficiários na educação formal e um passo fundamental para sair da situação de rua.
Fotos: Edson Holanda/Prefeitura do Recife
