
Advogado Fernando Ribeiro defende novos critérios para indicação STF
30/08/2025 -
“Concentração muito grande de poder nas mãos de uma única pessoa”. A frase sintetiza o pensamento do
advogado Fernando Ribeiro Lins, que lançou na quinta-feira, dia 28, o livro ‘Crônicas em Defesa da Advocacia e da Democracia’.
O evento
Aconteceu no Foyer da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Recife. Fernando Ribeiro presidiu a OAB Pernambuco entre os anos de 2022 e 2024, sendo sucedido pela sua aliada, a atual presidente Ingrid Zanella.
Fernando Ribeiro concedeu entrevista exclusiva ao repórter Alberes Xavier. Falou sobre a obra, que traz uma coletânea de artigos, textos e reflexões sobre temas jurídicos, institucionais e sociais.
STF
O formato da indicação de ministros para a composição do Supremo Tribunal Federal foi frisado por Fernando Ribeiro. “Atualmente essa indicação acontece apenas através da indicação do presidente da república e isso acarreta uma concentração muito grande de poder nas mãos de uma única pessoa. Os ministros vêm com um cunho muito forte de partidarismo, em um espírito de querer aparecer”, disse ele.
“Não podemos deixar de lado que o ponto principal neste momento deve ser a pacificação do país”, disse Fernando Ribeiro.