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História da Paraíba - Livro sobre a economia no Sec. XIX

05/11/2021 - Equipe O Poder

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Será lançado neste sábado (06), o livro "A economia paraibana do século XIX e o capital inglês" de autoria do professor e historiador, Josemir Camilo de Melo. O lançamento acontece às 10h, no espaço da Livraria Cultura, em Campina Grande.
Em conversa com O PODER PARAÍBA, o professor Josemir Camilo explicou que "este livro é um estudo sobre a economia paraibana do século XIX, para tentar entender como uma economia, baseada unicamente em produtos primários poderia ter atraído capital estrangeiro para uma ferrovia".

MUITAS OSCILAÇÕES

Na obra, ela fala das oscilações do açúcar e do algodão, das crises como as decenais secas, e o movimento quebra-quilos, do atraso na modernização da produção açucareira e dos protestos dos latifundiários no Congresso Agrícola do Recife, em 1878 devido à falta de capital e de investimentos em infraestrutura.

PRECÁRIAS VIAS

O autor mostra ainda no decorrer do livro, as precárias vias para o escoamento da produção agrícola e as tentativas de se construir o porto na capital, e o de Cabedelo.
O ponto central do livro é a construção e operação da ferrovia inglesa Conde D´Eu, cuja estação ficava no Varadouro, indo a Pilar e Guarabira, como um ípsilon. O autor pesquisou todo tipo de transporte da época e viu que o rendimento da empresa apresentava déficits. Para isto, o governo imperial cobria com juros de 7%.

REAÇÕES PARAIBANAS

Ele também mostra as reações de paraibanos tanto a favor como contra a ferrovia quanto ao transporte de passageiros e bens para exportação. Foi republicado o relatório do engenheiro fiscal Francisco Soares da Silva Retumba, que criticou a empresa inglesa, apontando erros e soluções e até sonhando com uma rede de 800 km de estradas de ferro na Paraíba. Ele mostra também a luta que foi trazer o trem para Campina Grande, através dos seus dois maiores defensores, Irineu Joffily e Cristiano Lauritzen, mas já sob outra empresa inglesa, a gretueste (Great Western).

SÉTIMO LIVRO

Este é o sétimo livro do professor Josemir Camilo. O autor possui graduação em História pela Universidade Católica de Pernambuco (1974), mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (1978) e doutorado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2000), com pesquisas em arquivos ingleses.
Ele tem experiência na área de História, com ênfase em História Regional do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: história econômica (ferrovias, secas escravidão), estudos afro-brasileiros, memória, patrimônio e cultura.

OBRAS

Entre as obras do professor Josemir, destaques para "Ferrovias Inglesas e Mobilidade Social no Nordeste (1850-1900)", lançado pela EDUFCG (2008), "Uma Família de Engenheiros Ingleses no Brasil: De Mornay Brothers", pela Livro Rápido,2008 (Recife-PE); e "A primeira ferrovia inglesa no Brasil".

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