
A escritora ANA MARIA CÉSAR falando sobre a incrível tragédia dos três João - Pessoa, Dantas e Suassuna. Política, amor e sangue que Abalou Pernambuco e Paraíba e mudou a história do Brasil.
26/11/2021 - Ana Maria César
OS TRÊS JOÃO
Considero "Três homens chamados João – uma tragédia em 1930" não apenas um livro a mais enfeixando os fatos que culminaram no movimento armado que pôs fim à Primeira República. De início, o ângulo de minha visão se estabelece no Norte do país, sobretudo, Paraíba e Pernambuco. A partir daí me detive em momentos especiais pouco registrados, como a campanha da Aliança Liberal nesses Estados, as inúmeras caravanas percorrendo cidades interioranas, o entusiasmo do povo, os discursos inflamados – anônimas vozes que então se perdiam no deserto do esquecimento - os atentados sofridos pelos caravaneiros em Garanhuns e Natal.
NEGO
Em O Ano do Nego, José Américo se refere ao discurso proferido por João Pessoa no Teatro de Santa Isabel, quando pronunciara pela primeira vez a palavra “Nego”. Registrei-o em seus momentos mais significativos. O livro enfoca o movimento revolucionário a partir dos estados da Paraíba e de Pernambuco.
COMITIVA
O livro foi lançado em formato digital em outubro de 2020. Desde o início. o projeto era repetir o feito de outubro de 1929 quando comitiva de Pernambuco se dirigiu à Paraíba para convidar João Pessoa para iniciar por Pernambuco a propaganda eleitoral, após homologação dos nomes de Getúlio Vargas e João Pessoa à presidência e vice-presidência do país. Por isso o convite aos paraibanos para a reunião conjunta dos dois estados na reabertura das sessões da APL ao público.
NESTA SEGUNDA
Acontecerá a histórica sessão conjunta entre as Academias de Letras e os Institutos Históricos de Pernambuco e da Paraíba. A partir das 17 horas, começará a programação aberta ao público no auditório da sede da Academia Pernambucana de Letras, na Avenida Rui Barbosa.
Serão duas palestras, a primeira do escritor Jean Patrício da Silva, sobre a " Era Vargas na Paraíba". Em seguida, vou falar sobre o movimento revolucionário de 1930 na Paraíba e em Pernambuco.
Na sequência, os dois palestrantes lançaremos livros sobre os temas abordados. Jean Patrício da Silva vai autografar "A Paraíba na Era Vargas - ( 1949- 1945) e eu lançarei " Três Homens Chamados João- uma tragédia em 1930".
SERVIÇO
A Academia Pernambucana de Letras fica na Av. Rui Barbosa, 1596. A entrada para o estacionamento gratuito é pela lateral esquerda do casarão, na Av. Dr. Malaquias, 318.