
Fera do Planalto - Brasília sob ataque de onça
18/02/2022 - Hylda Cavalcanti
Desde a noite de quarta-feira (16) até o encerramento desta edição grupos do Ibama, Polícia Ambiental do Distrito Federal, Bombeiros e Polícia Militar realizam operação conjunta para tentar encontrar uma onça suspeita de atacar vários na região do Altiplano Leste, na Região Administrativa do Paranoá, bem próxima a Brasília.
CÂES E GATOS
A área tem se destacado pela construção de muitas residências, chácaras e sítios, nos últimos anos. Só que os moradores amanheceram espantados, na quarta-feira, com o grande número de gatos e cães de estimação que apareceram mortos, além de duas éguas pertencentes a um haras localizado nas proximidades. Todos, feridos pela mordida do mesmo animal. Câmera instalada numa das ruas acabou capturando a imagem da onça.
DESDE NOVEMBRO
Segundo o presidente da Associação dos Produtores Rurais do Altiplano Leste, Randolfo Martins de Oliveira, a onça vem aparecendo desde novembro do ano passado, quando apareceram mortas seis ovelhas. Os ataques recomeçaram em 6 de fevereiro com 11 galinhas mortas, quando passaram a investigar quem era o predador. “Em seguida apareceu uma potra morta, dias depois, até termos o grande ataque desta semana”, contou ele. Todas as feridas têm o mesmo tamanho e as mesmas características.
EM ISOLAMENTO
A área está agora isolada, com pedidos para os moradores evitarem sair de suas casas e as equipes trabalham com câmeras e sensores para capturar o animal com segurança.
No início da tarde, biólogos do Governo do DF passaram a ajudar nas buscas. Segundo as informações iniciais, o animal em questão é uma onça-parda, também conhecida como suçuarana. Quando adulta, ela pode alcançar até um 1,20 metro de comprimento e pesar mais de 70 kg. É muito ágil, conseguindo subir com facilidade em árvores.