
Cannabis Ativa - Coluna de Ubirajara Ramos - A maconha entra em campo
09/03/2022 - Ubirajara Ramos
Segundo reportagem de Franca Quarneti, publicada anteontem (07/3), no portal El Planteo, o Clube Atlético Loma Pucú, do departamento de San Pedro, no Paraguai, tornou-se o primeiro clube de futebol do país a ter patrocínio da Cannabis. Durante o desfile inaugural da liga futebolística de Santa Rosa de Aguaray, no noroeste do departamento de San Pedro, a nova camisa do Clube Loma Pucú chamou a atenção de todos os participantes.
DIFUNDINDO USOS DA CANNABIS
É que, na frente da camisa, os jogadores tinham o desenho de uma folha da planta Cannabis. Qual a intenção por trás de tal pronunciamento? “Ensinar que a planta da maconha não é uma planta venenosa. A criminalizam, e não é assim. A ideia é que seu uso medicinal e artesanal seja conhecido”, explicou Aureliano Aguilera, vice-presidente do clube, em diálogo com o Extra.
PATROCÍNIO CANÁBICO
Por exemplo, seu patrocinador é a Kokuesero*, uma marca de Cannabis que tem um projeto que distribui óleo aos pacientes gratuitamente. Da mesma forma, o vice-presidente do Clube Atlético Loma Pucú assegurou que, juntamente com a organização, pretendem atingir não só as pessoas que sofrem de alguma doença, mas também os atletas.
AS TREVAS DA IGNORÂNCIA
Bem que a Cannabis poderia dar uma forcinha ao nosso combalido futebol, né? Mas, no Brasil, infelizmente, as trevas da ignorância e da estupidez continuam emperrando o Projeto de Lei (PL) 399/2015 e o Recurso Extraordinário (RE) 635.659, respectivamente, na Câmara dos Deputados e no Supremo Tribunal Federal – STF.
Até quando?
* Kokuesero é a marca da Cooperativa Paraguaya de Cannabis – Copacan.