
Guerra Rússia - Ucrânia - Denúncia de uso de armas biológicas
11/03/2022 - Equipe O Poder
O Conselho de Segurança da ONU se reuniu hoje, em uma sessão extraordinária, após pedido da Rússia, para discutir supostas atividades militares dos Estados Unidos (EUA) com armas químicas e biológicas na Ucrânia. Os países negam as acusações.
EUA FINANCIA LABORATÓRIOS NA UCRÂNIA
Vasily Nebenzya, embaixador da Rússia na ONU, afirmou no conselho que há 30 laboratórios biológicos experimentais perigosos na Ucrânia para criar patógenos como a cólera e a leptospirose, financiados pelo Ministério da Defesa dos Estados Unidos, com apoio do Ministério da Saúde americano.
BACTÉRIAS LETAIS
Segundo Nebenzya, a Rússia tem documentos que mostram exemplos chocantes de estudos para criar bactérias a partir de aves com letalidade de até 50% em humanos. Disse haver pesquisas também com parasitas e pulgas e que os Estados Unidos não impedem nem controlam o desenvolvimento dessas doenças.
RISCO PARA TODA EUROPA
O embaixador russo afirmou também que a Ucrânia é um país central e que há risco de proliferação de muitas doenças, inclusive para a Europa e a Rússia, e do uso de material com objetivos terroristas. “Armas biológicas não têm fronteiras e nenhum país deve se sentir seguro”, afirmou.Ele acusa o Ocidente de cinismo por saber da existência desses laboratórios de armas químicas e biológicas e mesmo assim dizer que está em defesa do povo ucraniano.
FAKE NEWS DO IRAQUE
A troca de acusações trouxe à tona a lembrança da guerra do Iraque quando, em 2003, uma coalizão militar multinacional liderada pelos Estados Unidos invadiu o país. Uma das principais justificativas seria justamente o uso de armas químicas e de destruição em massa por parte de Saddam Hussein. Meses depois, os Estados Unidos reconheceram que o Iraque não tinha tais armas. O conflito durou oito anos e não trouxe estabilidade para o país.
* Com Agência Brasil
Veja mais na cobertura sobre a GUERRA RÚSSIA E UCRÂNIA:
Em primeira mão - 2,5 milhões de refugiados
Fala Joe Biden - Rússia perde status
Fala Vladmir Putin - Aproveitar as sanções
Cerco a Kiev - Russos na porta da capital
Ciber ataques - Facebook vai à guerra
Guerra Rússia - Ucrânia - Denúncia de uso de armas biológicas
O VÍRUS CHEGA À GUERRA