
Surubim - Noé da Ciranda no Parque dos Mamulengos
12/04/2022 - Equipe O Poder
O Memorial dos Severinos ou Parque dos Mamulengos Gigantes, em Lagoa Nova, zona rural de Surubim, inicia uma nova parceria com Noé da Ciranda. No primeiro domingo de cada mês, haverá uma grande roda de ciranda comandada pelo artista popular.
A iniciativa faz parte do projeto “Vem Mamulengá no Memorial”, que tem incentivado as manifestações culturais locais e regionais no espaço. O primeiro evento ”Noé da Ciranda no Memorial” aconteceu no domingo 03 de abril, e teve a participação especial do poeta surubinense Klebson de Oliveira.
HOMENAGENS
A entrada é gratuita. No momento ainda está sendo exigido o uso de máscara, principalmente para quem estiver participando da dança de ciranda. De janeiro deste ano até janeiro de 2023, todas as atividades culturais no local serão comemorativas aos 40 anos de arte de Severino Iabá, criador do Memorial, aos 50 anos do Movimento Armorial, idealizado por Ariano Suassuna, em 1970 e aos 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922.
Outras informações sobre a programação podem ser obtidas pelo fone (31) 9-9171-1314
ARTISTA POPULAR
Noé Souto Maior Barbosa, conhecido como Noé da Ciranda é, neste momento, indiscutivelmente, o maior artista popular do município de Surubim. Fundador da Ciranda Rosa Branca, tem levado o nome de sua terra natal para todos os recantos do estado. Sua atuação brilhante tem lhe valido o respeito e a admiração de um público fiel às tradições da cultura popular.
LIVES NA PANDEMIA
Desde o início da pandemia começou a utilizar as redes sociais para difundir expressões da música folclórica pernambucana, algumas delas quase em desuso como o coco e a mazurca, além da ciranda, ritmos que fazem a riqueza da musicalidade pernambucana. No primeiro ano, quando o coronavírus impôs o recolhimento das famílias em suas residências, Noé realizava semanalmente duas lives para difundir sua arte, depois de um ano passou a fazê-lo uma vez e hoje suas lives realizam-se quinzenalmente.
Improvisador emérito tira versos de forma espontânea, o que o diferencia de tantos outros cirandeiros do estado. Noé da Ciranda é um patrimônio vivo da nossa arte popular, talento surubinense a serviço da cultura nordestina.