
BRASÍLIA
BRUXAS OU SACIS? UM DIA DO SACI EM SUBSTITUIÇÃO AO HALLOWEEN
31/10/2023 - Jornal O Poder
Hylda Cavalcanti
Bruxas ou Sacis? Muita gente acha que valem as duas homenagens, outras adoram as festas do Dia das Bruxas, importada de outros países, bem como a tradição de as pessoas se fantasiarem todo 31 de outubro - principalmente as crianças. Mas também há aqueles que implicam com a proporção que tomou, no Brasil, a comemoração do Dia das Bruxas. E isso vale para hoje: enquanto bares e boates, assim como escolas e centros educacionais fazem eventos variados, parlamentares lembraram que pelo menos 10 projetos foram protocolados na Câmara, nos últimos anos, pedindo a institucionalização da data em “Dia do Saci Pererê” no país.

VALORIZAÇÃO
O ex-ministro e ex-parlamentar Aldo Rebêlo destacou que o “Dia do Saci” poderia ser uma forma de “se oferecer à sociedade um instrumento de valorização da cultura popular como elemento fundamental na constituição da identidade brasileira”. “Por meio da previsão anual da comemoração da data, teremos um resgate e valorização de nossas tradições e manifestações folclóricas originais”, completou.

É bom lembrar que, segundo historiadores, o personagem Saci Pererê — menino sapeca afrodescendente (para usar uma expressão atual) de uma perna só, que usa gorro vermelho e jamais se separa do seu cachimbo — reúne influências europeias, indígenas e africanas. Mas consiste numa das lendas mais famosas do folclore brasileiro, depois de ter sido imortalizado nos livros do escritor Monteiro Lobato.