
Pernambuco
Falta de internet prejudica comerciantes e foliões no carnaval de Olinda
14/02/2024 - Jornal O Poder
Desvalorização dos artistas locais, atraso no pagamento dos cachês e falta de estrutura para garantir o trabalho dos comerciantes durante o carnaval. Apesar de animado e de ter atraído uma multidão, o carnaval 2024 de Olinda teve algumas falhas atestadas por foliões, comerciantes e artistas.
Desconectado
Comida quentinha, bebida gelada e estrutura montada. Muitos comerciantes investiram alto para arrecadar bastante neste carnaval em Olinda, mas ele não contava com um problema: as oscilações no sinal de internet.

Recorrentes
Segundo o vendedor Miguel Sebastião, as falhas têm sido recorrentes desde a quinta-feira (8), quando começou oficialmente a festa na cidade. Com o problema, comerciantes sofreram para receber pagamentos, já que as máquinas de cartão não funcionam e os clientes não conseguem sequer fazer PIX.
Falta de sinal
A falta de sinal não afetou somente as vendas, mas também a rotina dos foliões que precisaram do celular para se comunicar com outras pessoas e marcar pontos de encontro. Foi assim com a designer de interiores Larissa Santos.
SMS
Na ausência de internet, a alternativa foi apostar na clássica ligação e no SMS, que normalmente demandam menos da qualidade do sinal para funcionar adequadamente. "Estava difícil. A ligação cortava ou nem chamava", afirmou a foliona.
Reconheceu
A prefeitura de Olinda reconheceu a falha e disse que esteve em diálogo com as empresas de telefonia sobre a falta de sinal. A gestão municipal também afirmou que teve reuniões com a Claro, Oi e Vivo sobre 5G e toda a rede móvel.
E o pagamento?
Os artistas locais que se apresentaram no carnaval de Olinda também cobraram o pagamento por animarem a festa. A exemplo dos artistas nacionais, eles também reivindicaram receber o pagamento em dia.
O prefeito de Olinda, Professor Lupércio, afirmou que o pagamento dos artistas e grupos de cultura locais, que compõem a programação do Carnaval 2024 da cidade, deverá ser realizado ainda neste mês de fevereiro.
No ano passado
O desprestígio com os artistas locais é recorrente na gestão. Lupércio reconheceu que no ano passado houve atraso no pagamento de algumas atrações, o que gerou diversas críticas e cobranças do setor cultural.
A festa
Apesar das falhas, a festa atraiu muita gente. As ladeiras de Olinda receberam, mais uma vez, o tradicional Homem da Meia Noite. O bloco homenageou os povos originários, com o tema "Terra Indígena".
Até a quarta-feira de cinzas
O carnaval de Olinda segue até quarta-feira de cinzas, quando sai às ruas outro bloco que é referência no carnaval da cidade, o Bacalhau do Batata. Centenas de blocos subiram e desceram as ladeiras.
Os polos
Além disso, a cidade teve mais de 150 shows em oito polos. Assim como a vizinha Recife, Olinda recebeu grandes nomes da música nacional, como Fundo de Quintal, Nação Zumbi, Mart'nália, Pitty, Otto e Raphaela Santos. (Severino Lopes)
