
Historiador Geraldo Ferraz recebe medalha Gabriel Chalita
22/05/2025 -
Hoje, quinta-feira 22 de maio de 2025, o pesquisador e escritor Geraldo Ferraz recebeu das mãos do presidente da Academia de Letras, Artes e Pesquisa de Alagoas, José Bilu, a Medalha Pierre Gabriel Chalita. A comenda é homenagem ao arquiteto, desenhista, pintor e escritor brasileiro, natural de Maceió, AL, atribuída a personalidades que tenham relevantes serviços prestados à cultura brasileira. Na ocasião, o homenageado fez doações de livros do seu acervo pessoal à instituição.
Perfil do homenageado
Geraldo Ferraz de Sá Torres Filho é
natural do Recife, nascido na Maternidade do Derby, aos 30 de dezembro de 1955. Filho de Geraldo Ferraz de Sá Torres e Maria José de Holanda Torres. Casado com Rosane de Oliveira Ferraz Torres, pais de duas filhas, Ana Paula de Oliveira Ferraz Torres e Monique de Oliveira Ferraz Torres, e avós de Geovana Torres Veredas Fernandes.
Formação
Iniciou seus estudos na Escola Nossa Senhora das Vitórias. Fez o primário nas Escolas Reunidas Sete de Setembro e o curso ginasial no Ginásio Devaldo Borges. Todos os educandários localizados na cidade de Gravatá, Pernambuco. No Recife, concluiu o Curso Científico no Colégio e Curso Radier e fez Administração de Empresas na Faculdade Esuda. Pós graduou-se na Faculdade de Administração de Pernambuco.
Artista plástico com inúmeras exposições, individuais e coletivas.
Foi servidor da Prefeitura do Recife, de 1975 até 2014, hoje aposentado, onde exerceu diversos cargos de diretoria e comissões.
Atividades culturais
Coordenador do Programa Quartas às Quatro, da União Brasileira de Escritores, por 15 anos.
Membro das seguintes Entidades Culturais: – União Brasileira dos Escritores – UBE, Recife – PE; – Centro de Estudos da Historia Municipal da Condepe/Fidem, Recife – PE; – Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço – SBEC, Mossoró – RG; – União Nacional de Estudos Históricos e Sociais - UNEHS, São Paulo – SP; – Conselheiro do Instituto Cariri Cangaço (Grupo de estudos cuja temática é o cangaceirismo, com atuação no Cariri Cearense, Sul do Estado do Ceará); e – Grupo de Estudos do Cangaço em Pernambuco – Gecape, Recife – PE.
Acadêmico das seguintes Academias: – Artes e Letras de Gravatá – ALAG, ocupante da Cadeira nº 09; – Artes e Letras do Nordeste Brasileiro –Alane, ocupante da Cadeira nº 29 (eleito presidente para o biênio 2020/2021); – Recifense de Letras – ARL, ocupante da Cadeira nº 02; – Letras do Brasil – ALB, ocupante da Cadeira nº 29; – Brasileira de Letras, Artes do Cangaço – Ablac; – de Letras, Artes e Pesquisa de Alagoas – Alapa, ocupante da Cadeira nº 03; e sócio correspondente da Academia Serratalhadense de Letras (Serra Talhada - PE).
Escritor e palestrante
Geraldo Ferraz é autor das seguintes obras: – Pernambuco no Tempo do Cangaço. Volumes I e II, premiado pela Academia Pernambucana de Letras; – Theophanes Ferraz Torres, um Herói militar na Cavalaria de Pernambuco; – Dé Araújo. Um cangaceiro afamado, um soldado célebre; e – Theophanes Ferraz Torres. O Centenário da prisão do cangaceiro Antônio Silvino e o júri do século.
Participante e organizador de diversas antologias, jornais e revistas culturais.
Site do escritor: www.geraldoferraz.net.br
Email: geraldoferraz@uol.com.br e/ou geraldoferraz@gmail.com
